Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Latinhas de alumínio rendem desconto para clientes da Neoenergia na hora de abastecer o carro

Clientes de três distribuidoras do grupo podem participar das ações, que fazem parte do Projeto Vale Luz, iniciativa que também oferece redução da conta de luz

Clientes das distribuidoras da Neoenergia no Nordeste – Neoenergia Coelba, Neoenergia Pernambuco e Neoenergia Cosern – agora podem receber descontos para abastecer o carro com álcool ou gasolina em postos de combustíveis parceiros das empresas, localizados em Salvador (BA), Recife (PE) e Parnamirim (RN). A vantagem é oferecida em troca de latas de alumínio, que são destinadas à reciclagem, demonstrando o compromisso da companhia com o meio ambiente. A iniciativa faz parte do Projeto Vale Luz, que integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) das distribuidoras, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os materiais devem ser entregues nos pontos do Vale Luz em cada cidade – para facilitar o recebimento dos descontos, a Neoenergia montou um ponto fixo de arrecadação em cada posto de combustíveis. As latas de alumínio são convertidas em Merrecas, moeda simbólica criada para o projeto. O valor varia mensalmente de acordo com o preço do alumínio praticado na indústria de reciclagem. Em fevereiro, para obter um desconto de R$ 1 em combustíveis, o cliente deveria reunir uma média de dez latas.

"O processo é muito simples. O cliente leva a conta de energia elétrica e os dados do titular da conta e se cadastra na hora para receber as Merrecas. Ao abastecer o veículo, basta entregar as moedas recebidas no Vale Luz para garantir o desconto", explica a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.

Os postos de combustíveis que fazem parte da ação são: em Salvador, o Posto Namorado (Avenida Antônio Carlos Magalhães, 60, Pituba); no Recife, o Posto Arrecife (Avenida Presidente Dutra, 451, Imbiribeira); e, em Parnamirim, o Posto Pinheiro Borges (Avenida Getúlio Vargas, 1010, Monte Castelo).

As Merrecas podem também ser trocadas por lâmpadas de LED, que são os modelos mais eficientes e podem levar a uma economia de energia de mais de 30%. Além disso, com a moeda do projeto, é possível receber descontos na conta de luz.

Como economizar na conta

Os descontos na fatura também são oferecidos pelo Vale Luz por meio da entrega de outros resíduos recicláveis. São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, baldes, mesas plásticas, latas de refrigerantes e recipientes de outros produtos alimentícios, além de resíduos eletrônicos, como televisão, celular, teclado, entre outros. Pode ser entregue, ainda, óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente. Os itens recicláveis devem ser entregues separados, limpos e secos. Eles serão pesados e será emitido um recibo com o valor total da coleta, que será creditado automaticamente na próxima fatura de energia.

O projeto tem três modalidades, atendendo clientes residenciais, condomínios e empresas. Clientes residenciais podem se cadastrar pelo aplicativo Vale Luz Cliente (disponível para iOS e Android) ou nos pontos de coleta existentes na região metropolitana de cada cidade participante. O projeto conta com postos fixos e atua em comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem visitas periódicas para recolher os resíduos. Os pontos de troca do Vale Luz podem ser consultados pelo aplicativo ou nos sites das distribuidoras.

Nas modalidades de condomínios e empresas, o Caminhão Vale Luz é responsável pela coleta. Locais interessados em participar devem acessar o site da distribuidora e preencher a ficha cadastral, disponibilizada no site, que depois deve ser enviada pelo e-mail eficiencia@neoenergia.com. Após avaliação, a concessionária retorna com as demais orientações. O desconto é aplicado na conta de luz do condomínio e, no caso das empresas, o abatimento no valor beneficia instituições sem fins lucrativos escolhidas por elas.

  • SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. A companhia é a primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.