Atenção

Fechar

notícias

Governo do Estado lança o 'Ambiente Jovem', que vai formar 6 mil agentes de transformação socioambiental no estado

Governador Cláudio Castro destacou o caráter multidisciplinar da iniciativa, voltada para pessoas entre 16 e 24 anos com bolsa de estudos de R$ 200

Do Rio de Janeiro

Foto de Eliane Carvalho - GovRJ- Divulgação

O governador Cláudio Castro e o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, lançaram, nesta terça-feira (22/03), o 'Ambiente Jovem', programa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade que vai formar, em todo o Estado do Rio de Janeiro, agentes multiplicadores voltados para a transformação socioambiental. Para marcar o início do projeto, um mutirão de limpeza na Praia do Flamengo reuniu cerca de mil participantes, que conheceram um pouco mais sobre as noções ambientais.

- Um dos grandes destaques do Ambiente Jovem é o caráter multidisciplinar, unindo qualificação profissional, empreendedorismo e valorização da juventude fluminense. Esses três elementos se somam à preocupação com o meio ambiente. O Governo do Estado assumiu parte desse compromisso a partir da concessão dos serviços da Cedae, nosso maior projeto de sustentabilidade. Além do tratamento de água e esgoto, uma das nossas riquezas, a Baía de Guanabara, será recuperada. Chegou a hora de fazer a diferença e a juventude fluminense tem essa oportunidade - disse o governador.

Voltado para a faixa etária entre 16 e 24 anos, principalmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social, o Ambiente Jovem tem o objetivo de formar 6 mil agentes de transformação socioambiental em todo o Rio de Janeiro. O programa vai conceder bolsa de estudos de R$ 200 para os participantes.

- É mais do que pensar no meio ambiente. É despertar consciência nos jovens do Rio de Janeiro e formá-los para que sejam multiplicadores desse conhecimento. Eles têm a chance de impactar de forma positiva as respectivas comunidades e, com isso, gerar uma onda de ações sustentáveis. Os jovens são líderes natos e têm a oportunidade de serem protagonistas de suas próprias histórias - afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Jovens motivados para pôr a 'mão na massa'

No dia a dia, Tainá Brenda costuma não descartar o óleo que utiliza na cozinha. Moradora da comunidade da Serrinha, na Zona Norte da capital, tem consciência de que o material pode ser reaproveitado, mas não sabe de que forma. Com as aulas do Ambiente Jovem, Tainá terá a oportunidade de aprender essa e outras informações.

- Penso que ambiente é tudo o que vivemos no nosso dia. É a primeira vez que vou ter esse contato mais próximo e aprender de verdade. Já tenho até a primeira dúvida: o que posso fazer para reaproveitar os óleos depois de cozinhar? Vou descobrir em breve - falou a jovem, que tem 24 anos.

Nascido no Ceará, no Nordeste do país, e morador do Rio das Pedras, na Zona Oeste da cidade do Rio, Expedito Cauã, de 17 anos, também acredita que ações ambientais impactam na vida do cidadão.

- O tema sempre despertou meu interesse, mas nunca tive a oportunidade de ter mais conhecimento. Vejo que há muita desvalorização da questão do meio ambiente. Podemos e temos a chance de mudar a realidade - ressaltou Expedito.

Embaixador do Ambiente Jovem, Marcos Vinícios Botelho da Silva vai rodar os 120 Núcleos de Pertencimento, que vão sediar as aulas e oficinas nas regiões fluminenses. Aos 19 anos e com vasta experiência com ações de liderança ambiental, ele ressalta que a iniciativa agrega sustentabilidade à questão social.

- Iniciativas como essa valorizam a voz do jovem. É uma oportunidade, sobretudo, de agir no presente para impactar o futuro. É importante transformar a voz em ação e o Rio de Janeiro liderar este movimento é significativo porque é o estado cartão-postal do Brasil. A bolsa de estudos é outro ponto fundamental, porque é uma possibilidade para que o jovem inicie sua autonomia financeira - concluiu Marcos.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.