Atenção

Fechar

Destaques

PLURALE EM REVISTA, 77 - Artigos inéditos, Estudos de casos, Avistamento de pássaros, três anos de Brumadinho e viagem ao Egito

Por Sônia Araripe, Editora de Plurale

Ano novo, esperança e expectativa por dias mais leves. O começo de 2022, quando estamos completando 15 anos na trilha sustentável, entretanto, não trouxe ainda as boas notícias tão esperadas. A pandemia continua, embora o bom ritmo da vacinação tenha reduzido bem as estatísticas; chuvas torrenciais trouxeram mortes e muita tristeza para a cidade de Petrópolis (RJ) e, neste momento do fechamento da edição, a guerra na Ucrânia avança sem perspectivas de trégua.

Nossa esperança de paz permanece e se reforça neste aniversário que marca tantas conquistas! Pensando nisso, trouxemos nesta edição várias matérias reflexivas para nos ajudar a pensar sobre a importância da preservação da natureza, a força da rede e ainda a contemplação do que é belo. Adriana Boscov, mestre em Relações Internacionais, com muitos anos de experiência em Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, realizou o antigo sonho de férias no Egito com o marido. Alma leve de aventureira e relato de jornalista, Adriana nos conta sobre estes dias incríveis não só em roteiros turísticos, mas também em pontos pouco conhecidos desse país mágico.

As experientes biólogas/ornitólogas Cristine Prates e Tati Pongiluppi estão marcando presença como guias mulheres pioneiras no avistamento de pássaros. Estiveram com turistas norte-americanos na Chapada Diamantina e também no Sul da Bahia. Ainda enfrentam algum preconceito – “onde está o guia?”, perguntam alguns locais, questionando a falta de presença masculina – mas empolgam pelo conhecimento e pelo amor à Natureza. E ainda nos apresentam espécies típicas da região, como o beija-flor-com-gravatinha da capa e outros tantos, em Ensaio Especial para Plurale.

Nossa Editora de Fotografia, Luciana Tancredo, esteve na região de Foz do Iguaçu (PR), em press trip com outros jornalistas especializados. Conferiu os resultados do plantio feito por Itaipu Binacional em áreas antes degradadas, ao longo de 42 anos. A empresa alcançou a marca de 24 milhões de árvores plantadas.

Maurette Brandt revisitou o idílico eco-espaço Uaná Ueté, em Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), e nos fala das novidades na agenda. Maria Augusta de Carvalho nos apresenta o azeite de abacate, uma verdadeira iguaria que está sendo produzida em fazendas no Sul de Minas, entre os pés de café - e que, em breve, começará a ser exportado.

Não é só. Trazemos também artigos inéditos sobre ESG, metaverso e desenvolvimento sustentável, de Fernando Thompson, Luiz Fernando de Almeida Bello e Paulo Protásio. E ainda estudos de caso de empresas engajadas na prática de ações sustentáveis.

Na linha da reportagem de fôlego, o repórter Hélio Rocha, de Minas Gerais, nos relata a luta de três mulheres por Brumadinho (MG), que está completando três anos desde o trágico desastre provocado pelo rompimento de barragem da Vale.

Entrevistamos também o Pós-Doutor em Engenharia Civil, Pesquisador e vice-líder do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres da UERJ, Júlio César Silva, sobre as causas e consequências do desastre climático em Petrópolis (RJ). Ele alerta que é preciso repensar, urgentemente, a política habitacional e de ocupação do solo em cidades.

Tudo isso e muito mais. Boa leitura!







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.