Atenção

Fechar

Educação

Estudante de Florianópolis representa Santa Catarina em etapa final de concurso de inovação

O aplicativo “Bee App” permite aos criadores de abelhas um melhor manejo de suas criações e disputa na categoria de Smart Farms da 10ª edição do Campus Mobile

São Paulo, 27 de abril de 2022 – O estado de Santa Catarina será representado pelo estudante Marcello Freyesleben Caon na 10ª edição do Campus Mobile. O jovem, morador da cidade de Florianópolis e estudante da Universidade Estácio de Sá, é responsável pela idealização de um dos 18 projetos selecionados para a etapa final do concurso de inovação e empreendedorismo, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que busca estimular os estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.

O “Bee App” é um aplicativo para a gestão da criação de abelhas nativas sem ferrão. A principal proposta é auxiliar o meliponicultor (criador de abelhas sem ferrão) a gerir o meliponário, permitindo a gestão completa do manejo e o controle das multiplicações, alimentação, manejos de abelhas rainhas, controle financeiro e até mesmo, rastreabilidade genética dos enxames para evitar consanguinidade.

Segundo Marcello, o aplicativo oferece também um marketplace exclusivo de abelhas sem ferrão, no qual o produtor poderá escoar seus produtos e subprodutos, além de uma área de publicação de artigos científicos e materiais para ajudar os produtores a estudarem e disseminarem conhecimento.

“O Bee App é pensado para o meliponicultor apaixonado pela criação de abelhas brasileiras nativas sem ferrão, que ajudam demais na polinização, e somente em 2019 começaram a ser regulamentadas”, destaca o estudante.

Nesta etapa, os finalistas com os projetos mais bem avaliados em cada uma das seis categorias participantes (Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms) são premiados com uma viagem de imersão no Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.

SOBRE O CAMPUS MOBILE

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.