Iniciativa convida empresas a se comprometerem com atitudes concretas para a promoção da saúde mental no ambiente corporativo
|
O Instituto SulAmérica, reforçando seu compromisso com a promoção da saúde emocional, será o embaixador oficial do Movimento #MenteEmFoco no Brasil. A iniciativa, liderada pelo Pacto Global da ONU Brasil, idealizada pela InPress Porter Novelli e com o endosso da Sociedade Brasileira de Psicologia, convida empresas e organizações brasileiras a reconhecer a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a agir em benefício de seus colaboradores, e da sociedade como um todo, para combater o estigma e o preconceito social ao redor do assunto.
O #MenteEmFoco é um dos sete movimentos que compõem a Ambição 2030, agenda criada pelo Pacto Global para endereçar os principais desafios sociais enfrentados no país e acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como parte das ações de lançamento da Ambição 2030, foi realizado um evento na abertura do pregão da B3 nesta segunda-feira (2/5), com a participação do Instituto SulAmérica.
O #MenteEmFoco nasce como uma forma de encorajar as empresas a trazer a saúde mental para a pauta de decisões, de forma a priorizar o tema, oferecer suporte e acolhimento aos colaboradores, e dar visibilidade a um assunto tão importante para a sociedade. Ao se tornar signatário do #MenteEmFoco, o instituto firma os seguintes compromissos:
- Ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento;
- Oferecer orientação e manejo de crises;
- Garantir a avaliação permanente dos colaboradores;
- Manter gestores engajados, com treinamento para atuar em relação ao tema e orientação sobre as melhores condutas, sendo agentes de transformação e de promoção da segurança psicológica;
- Criar um programa antiestigma: promover debates abertos e intervenções em grupo com assuntos que busquem reduzir o estigma relacionado ao sofrimento psíquico, inserindo-o como pauta permanente na organização;
- Promover ações de incentivo à saúde mental: campanhas e iniciativas para incentivar práticas culturais, esportivas, de nutrição, bem-estar, educação, entre outras, a partir de demandas identificadas.
"A missão do Instituto SulAmérica é justamente facilitar o acesso a informações e serviços de cuidado da saúde emocional, especialmente para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Fazermos parte de um pacto com a ONU nesse sentido e podermos atuar como embaixadores do #MenteEmFoco potencializam nossos esforços para conscientizar sobre o tema, combatendo o estigma, e transformar vidas", comenta Luiz Pires, diretor executivo do Instituto SulAmérica.
"A Agenda 2030 da ONU é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. E as pessoas estão no centro de todas essas ações. São elas que fazem a diferença. Em 2020 fomos atingidos fortemente por uma pandemia terrível, que nos mostrou ainda mais o quanto é fundamental transformar nossa sociedade. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são muito mais do que conceitos, são cada vez mais parte das estratégias de negócios das companhias. E, dentro deles, precisamos cuidar mais e mais das pessoas. Da saúde delas. E a saúde mental é um dos principais pilares dessa estrutura. É por isso que é tão importante termos iniciativas focadas nessa área, como o #MenteEmFoco. Um esforço coletivo, em que contamos com o apoio da nossa rede", reforça Carlo Pereira, diretor executivo do Pacto Global da ONU Brasil.
Sobre o Instituto SulAmérica
Fundado em abril de 2022, o Instituto SulAmérica é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo possibilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social a informações e serviços de cuidado da Saúde Integral. Inicialmente, atuará com foco na promoção da saúde emocional, combatendo o estigma e o preconceito, gerando conhecimento técnico e facilitando o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento. O Instituto é embaixador oficial da iniciativa #MenteEmFoco, da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que convida empresas e instituições a adotarem compromissos concretos pela saúde da mente. Para mais informações, acesse o site.
Sobre o Pacto Global das Nações Unidas
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 12,6 mil empresas e quase 4.000 organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem 160 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website.
Sobre a Sociedade Brasileira de Psicologia
A SBP é uma entidade civil sem fins lucrativos, sem vinculações políticas, ideológicas ou religiosas, com sede e foro na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, Brasil. Há mais de cinco décadas, esta Sociedade tem trabalhado para o desenvolvimento da Psicologia, tendo realizado Reuniões Anuais todos os meses de outubro desde 1971, inicialmente em Ribeirão Preto e a partir de 1999 em diferentes cidades do país. Desde sua fundação, a SBP vem lutando para fortalecer ainda mais a ciência psicológica, além de se tornar referência por suas Reuniões Anuais, palco de apresentações de estudos e importantes avanços da área, além de suas publicações científicas e diversas outras iniciativas para a promoção da ciência psicológica.
Sobre a InPress Porter Novelli
A InPress Porter Novelli é a maior agência de comunicação corporativa do Brasil no segmento privado. Tem um portfólio com mais de 150 clientes, de diversos segmentos de mercado, mais de 300 funcionários e unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A agência tem como foco transformar percepções e comportamentos que impactem positivamente os negócios de seus clientes e respondam aos anseios da sociedade. No principal estudo sobre o mercado de comunicação corporativa e relações públicas do Brasil, o PR Scope, se destaca em quesitos como planejamento estratégico, serviços integrados, qualidade na entrega e capacidade criativa. Agência -- liderada pelo CEO Roberta Machado - também faz parte do Grupo Omnicom, um dos maiores grupos de comunicação do mundo com presença em mais de 60 países.