Atenção

Fechar

notícias

Descubra o paisagista que mora em você

Por Carol Nilo, jornalista e paisagista do @casulodeflor

Colunista de Plurale

Quer montar um cantinho verde em casa, mas não sabe como começar? Então siga a leitura e vamos descobrir seu lado paisagista! A proposta aqui é deixar de apenas ter plantas espalhadas em casa, para criar um cantinho profissional.

Você pode começar o planejamento do zero ou usar plantas que já tenha em casa, iniciando o projeto a partir daí. O primeiro passo é conhecer a luminosidade do lugar escolhido, observando a quantidade de sol que recebe para escolher as plantas adequadas.

Lugar mapeado? Perfeito. Agora é hora de pensar em como preenchê-lo. É nessa hora que o seu lado paisagista entra em cena e começa a planejar um espaço charmoso. Pode soltar a criatividade para escolher as plantas, brincando com as alturas, texturas, cores e formatos. A regra aqui é: quanto mais variedade, mais interessante fica. Para começar, pense em três tamanhos de plantas diferentes, uma pequena, uma média e uma grande. Faça um mix divertido. Agora vamos escolher a altura ideal de cada um deles, para isso podemos contar com suportes, como tripés e bancos, que irão ajudar a encontrar a altura ideal para cada um dos vasos. Assim você consegue preencher melhor o lugar, deixando a composição mais interessante.

Se o espaço for bem delimitado, vale pensar em acrescentar coberturas de solo em volta dos vasos para compor o ambiente, transformando o cantinho verde em um jardim de inverno. Pode ser feita com pedras, cascas de pinus ou argila expandida. As opções de texturas e tons são muitas. Lembre-se que o contraste de cores dá um efeito bonito: misturar plantas de folhagens escuras, como o Lírio da Paz, com plantas de tons claros, como algumas samambaias, é uma ótima opção. Outro recurso fácil de usar e que ajuda a compor o cenário são os ganchos de parede, que podem ser de vários materiais, como barbante, aço ou até macramê. Além de darem um chame, deixarão aquela planta pendente na altura ideal para finalizar o paisagismo.

Ficam aqui algumas sugestões de plantas para ajudar começar a tirar as ideias do papel, para um ambiente com mais sol: Dracena vermelha ou verde, Peixinho, Crótons, Jasmim, Cáctos, Guaibê e Pleomele Variegata. Já para ambiente que receba apenas claridade: Samambaia, Lírio da Paz, Ráfia, Areca Bambu, Zamioculca, Filodendro e Marantas. Lembre-se de uma dica importante: divirta-se no processo! Aproveite o tempo em contato com as plantas, que são generosas e nos ensinam tanto sobre o ciclo da vida!







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.