Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Enel Green Power e Fundação Banco do Brasil unem esforços para ampliar acesso de famílias à água potável no semiárido baiano

120 famílias de comunidades rurais nos municípios de Juazeiro e Campo Formoso serão beneficiadas com a instalação de cisternas para captação e armazenamento da chuva, sistemas de bioágua e fossas sépticas

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2022 - A Enel Green Power Brasil e a Fundação Banco do Brasil se uniram para viabilizar a instalação de tecnologias sociais para melhorar a qualidade de acesso e uso da água por famílias que vivem no semiárido baiano. Por meio do projeto Semiárido Sustentável - Desenvolvimento do Salitre, 120 famílias de nove comunidades rurais das cidades de Juazeiro e Campo Formoso - Bahia, localizadas na área de influência do parque eólico Delfina, construído e operado pela EGP desde 2017. As famílias serão beneficiadas com a instalação de cisternas para armazenamento de água potável, fossas sépticas ecológicas e sistemas para reaproveitamento de água cinza.

A iniciativa vai possibilitar reaplicação de Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação BB para a estocagem de água da chuva para consumo humano, especialmente beber e cozinhar, limpeza das casas, produção de alimentos ou criação de animais para o autoconsumo, além de comercialização em pequena escala. Além das 55 cisternas com capacidade de 16 mil litros cada, serão construídas 25 fossas sépticas ecológicas para a melhoria do saneamento básico na área rural e implementados 60 sistemas de Bioágua para o reuso de águas cinzas (chuveiros e pias) que, após processo de filtragem, podem ser utilizadas para irrigar alimentos como tubérculos, frutíferas e forrageiras.

Dessa forma, fecha-se um ciclo de captação, limpeza e reutilização da água para melhoria na qualidade alimentar e de vida. Entre os locais escolhidos para receber os sistemas de bioágua, estão cinco escolas públicas na região, onde estudam 250 alunos, do ensino fundamental ao médio. A iniciativa também prevê a capacitação de um representante de cada família beneficiada para que os moradores se empoderem sobre o uso das tecnologias sociais e saibam como manter, limpar e obter o melhor uso possível das cisternas e da solução de reaproveitamento da água cinza.

Apesar de ser caracterizada por longos períodos secos, a região registra em média 500 mm de chuva por ano, o que garante a captação da água e sua disponibilidade para os reservatórios. A falta de água potável atinge 35 milhões de pessoas no Brasil e causa doenças como cólera, disenteria, febre, entre outras.

Para Débora Pinho, responsável pela área de CSV e Projetos de Sustentabilidade em Geração e Transmissão da Enel, as tecnologias sociais que serão aplicadas são soluções simples que podem contribuir para minimizar esse acesso precário ou inexistente à água potável e a qualidade do saneamento nas comunidades.

"A iniciativa assegura a disponibilidade à água limpa – um direito humano essencial, para famílias de comunidades próximas ao parque eólico Delfina e reafirma a atuação da Enel como empresa que cria valor para os territórios onde está presente'', afirma Débora.

Rogério Biruel, diretor de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil, destaca que "as tecnologias sociais aplicadas no projeto levarão água e melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas. Esta parceria entre Fundação BB e Enel vai contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e transformar a realidade destas comunidades."

Manejo sustentável da terra e das águas

O escopo do projeto realizado pela EGP e pela Fundação Banco do Brasil será executado pela organização brasileira sem fins lucrativos AVSI Brasil. A partir da implementação do projeto, também será realizado durante um ano o monitoramento das etapas de plantio, manejo e colheita em três unidades micro produtivas agropecuárias da região, com orientação para que as famílias façam uso adequado do solo e das águas.

Compromisso com os Objetivos Desenvolvimento Sustentável

Contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional e promover a inserção social digna e produtiva da população de baixa renda são objetivos da área de Sustentabilidade da Enel Green Power, que investe em outras iniciativas no semiárido brasileiro. Ao realizar investimentos socioambientais, a Enel Green Power ao mesmo tempo contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU como Erradicação da Pobreza (1), Fome Zero e Agricultura Sustentável (2), Educação de Qualidade (4), Água Potável e Saneamento (6), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8) e Vida Terrestre (15). Desde 2005, a empresa é signatária da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance das metas dos ODS).

Sobre o Parque Eólico Delfina Construído pela Enel Green Power em Campo Formoso, na Bahia, o parque eólico tem cerca de 209 MW de capacidade instalada e é capaz de gerar mais de 960 GWh por ano. Em linha com o nosso modelo de Criação de Valor Compartilhado (Creating Shared Value, CSV), que combina o desenvolvimento dos negócios com as necessidades da comunidade local, a EGP estabeleceu um conjunto de iniciativas nas áreas no entorno do parque de Delfina, principalmente em matéria de preservação das espécies locais ameaçadas de extinção, como a arara-azul-de-lear e a onça-parda nativa da Caatinga.

Sobre a Fundação Banco do Brasil

A Fundação BB é o braço social do Banco do Brasil. Há 36 anos, contribui para a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. Por meio da parceria com instituições privadas, públicas e do terceiro setor, são apoiados projetos e ações em 5 programas estruturados - Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Voluntariado, Tecnologia Social e Ajuda Humanitária - que promovem a geração de trabalho e renda em todas as regiões do Brasil.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.