A segunda edição do Prêmio Inspirar, voltado a iniciativas de arte e cultura promovidas há pelo menos um ano por lideranças femininas, está com inscrições abertas até as 18h do dia 5 de agosto. Este ano, podem se candidatar mulheres cisgênero ou transgênero, com atuação em municípios da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. As interessadas devem se inscrever até as 18h do dia 5 de agosto no site do Instituto Neoenergia. A premiação vai distribuir, no total, R$ 140 mil para 16 vencedoras (13 escolhidas por votação popular e três por um comitê de especialistas).
"Queremos valorizar ações protagonizadas por mulheres, que promovam um impacto positivo e que sejam capazes de trazer soluções para os desafios sociais das comunidades, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável", destaca Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
As lideranças femininas à frente das ações devem ser reconhecidas pelas comunidades onde atuam, desfrutarem de potencial inspirador e atuarem como agentes de mudança. Elas também precisam impulsionar a diversidade cultural e artística por meio de suas atividades, além de estarem conectadas a outros atores sociais locais. Serão levados em consideração critérios como inspiração, transformação, articulação, diversidade e criatividade.
Realizado pelo Instituto Neoenergia desde o ano passado, com parceria técnica da Baluarte Cultura e colaboração das distribuidoras da companhia, o Prêmio Inspirar tem como foco contribuir diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 - Igualdade de Gênero, da ONU. Sua missão é conhecer, celebrar e dar visibilidade a histórias transformadoras em territórios vulneráveis. As iniciativas serão selecionadas em três categorias:
- Pessoas físicas e microempreendedoras individuais (MEI): mulheres com mais de 18 anos, completos até? a data de encerramento do peri?odo de inscric?o?es ou MEI de representação feminina;
- Coletivos ou grupos não formalizados: grupo de pessoas informalmente reunidas, representadas por uma liderança feminina responsável pela submissão na chamada;
- Pessoas jurídicas: produtoras culturais formalizadas e organizações da sociedade civil, cuja representação legal tenha a liderança de uma mulher e faturamento anual de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).
Áreas contempladas
- Bahia: todos os municípios;
- Pernambuco: todos os municípios;
- Rio de Janeiro: capital e municípios da Baixada Fluminense;
- São Paulo: municípios das áreas de concessão da Neoenergia Elektro;
- Mato Grosso do Sul: municípios das áreas de concessão da Neoenergia Elektro;
- Distrito Federal.
Em caso de dúvidas, é preciso entrar em contato por meio do e-mail premioinspirar@baluartecultura.com.br ou enviar uma mensagem para o número (21) 99192-7219.
SOBRE O INSTITUTO NEOENERGIA: O Instituto Neoenergia tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de iniciativas sociais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua por meio dos seus negócios em geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia. Para o ciclo de 2022 a 2025, o Instituto tem o desafio de viabilizar projetos no âmbito geográfico de atuação da Neoenergia, dentro dos cinco pilares - Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional-, e que contribuam diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), assim como às melhores práticas ESG.
SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.