Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Neoenergia reforça o combate a desvios de energia

Inspeções, substituição de medidores, regularização de clientes e atualização de pontos de iluminação pública fazem parte da atuação companhia

A Neoenergia vem intensificando as ações de recuperação de energia nas áreas de concessão das cinco distribuidoras. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas cerca de 302 mil inspeções; regularizadas mais de 53 mil ligações clandestinas; e substituídas mais de 217 mil medidores de energia obsoletos por equipamentos mais modernos.

Os resultados das ações de combate aos desvios de energia são refletidos nos indicadores de perdas. A apuração de perdas totais 12 meses — acompanhadas através do índice percentual que calcula a razão entre a energia injetada e a energia faturada, acumuladas no período de 12 meses — seguem a trajetória de queda, recuando no segundo trimestre de 2022 em quatro das cinco distribuidoras, em relação ao primeiro trimestre. Neoenergia Elektro e Neoenergia Cosern seguem enquadradas no limite regulatório. Neoenergia Brasília registrou 12,40% e continua com redução, pelo sexto trimestre consecutivo, desde que a distribuidora passou a ser administrada pela companhia.

A Neoenergia age de forma preventiva, através da conscientização dos seus clientes e do uso de tecnologias que evitam ou identificam os desvios. A população pode denunciar suspeitas de furtos de maneira anônima nos canais de atendimento das distribuidoras. Além disso, os furtos de energia são considerados crimes pelo Código Penal e podem provocar riscos à segurança, além de prejudicar o fornecimento de energia.

"Estamos trabalhando intensamente para atender nossos clientes com confiabilidade e segurança. O desvio de energia prejudica o sistema como um todo, uma vez que altera a rede de forma inapropriada. As ligações clandestinas podem provocar ocorrências como incêndios, choques elétricos e, por isso, são uma ameaça à vida", afirma Fúlvio Machado, diretor-executivo de Negócio de Redes da Neoenergia.

A atuação da Neoenergia para a melhoria do fornecimento de energia está demonstrada pelos investimentos. A companhia destinou nos primeiros seis meses do ano R$ 2,5 bilhões para as cinco distribuidoras — Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF). Desse total, R$ 1,5 bilhão foi alocado na expansão de redes.

As distribuidoras no Nordeste e a Neoenergia Elektro realizaram ainda atualização de mais de 369 mil pontos de iluminação pública no cadastro. Um dos recursos utilizados para esse fim é a análise de dados, de forma automatizada, a partir de imagens de satélite, que são comparadas com as informações de cadastro. Os sistemas conseguem verificar se o número de postes e a localização deles equivale aos dados que estão catalogados.

SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15,9 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.