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Por que o Dia Mundial da Água é importante?

Por Márcia Cavallieri, Colunista de Plurale (*)

Nesta sexta-feira, 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, estabelecido em 1992 pela ONU – Organizações das Nações Unidas. Mas por que isto é importante?

Quatro motivos básicos.

1. Em termos globais, esta iniciativa procura destacar as questões cruciais relacionadas à água e promover a conscientização sobre a importância da gestão, preservação e utilização sustentável deste recurso vital. Nos países do hemisfério norte pode até não parecer tão relevante, mas no Brasil e em outros países em desenvolvimento, o tema é especialmente caro.

2. Este ano, o tema escolhido pela ONU para a data é Water for Peace (Água para a Paz) e busca reforçar a interconexão entre a água, a segurança, o desenvolvimento sustentável e a paz mundial. Recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, a água desempenha um papel crucial na estabilidade e prosperidade de comunidades, regiões e países inteiros.Por isso, pode ser uma ferramenta para a promoção da paz, quando as comunidades e os países cooperam entre si e colocam este precioso recurso na dimensão da partilha.

3. Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU em 2015 com horizonte/meta de 2030, trata de “Água potável e Saneamento”. O ODS 6 busca garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos, destacando a importância da água para a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, e desenvolvimento das localidades em que moram.

4. O “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, estabelecido em julho/2020, vai completar quatro anos, focando na meta de universalização dos serviços até 2033. A intenção é garantir que 99% da população do país tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto. Não será fácil atingir, mas só amplificando o entendimento do tema chegaremos a uma maior consciência das pessoas. Daí a importância de as empresas terem metas e resultados relacionados ao elemento água. Conscientes da dificuldade de atingir a meta de universalização em menos dez anos, precisamos dar mais visibilidade a este assunto – que também é relacionado às nossas organizações e a nós, enquanto habitantes do Planeta Terra.

(*) Marcia Cavallieri é Consultora de Gestão de Reputação associada à Caliber Brasil.







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