Por LUCIANA BEZERRA - Especial para Plurale
Fotos de Another Agency/ Divulgação
De Manaus (AM)
Nascida e criada no bairro Canaã, em Rio Branco, no Acre, Selena Silva de Holanda, mais conhecida como Selena, jamais imaginaria que sua vida tomaria um rumo tão diferente e grandioso. A jovem, que aos 15 anos já ajudava a família vendendo milho em uma barraca, viu seu destino se transformar completamente quando, em 2022, foi descoberta por um scouter (olheiro) da agência Top Model Agency AC.
Durante entrevista à REVISTA PLURALE nesta quarta-feira, 9, a modelo acreana falou sobre sua história, carreira, representatividade e planos para o futuro.
Selena, 18 anos, teve uma infância humilde na zona rural de Rio Branco, Acre, onde a vida era marcada pela simplicidade e forte conexão com a natureza. A jovem cuidava do irmão caçula, ajudava nas tarefas domésticas e brincava com os primos na chácara da família. O sonho de criança de se tornar modelo parecia distante, quase impossível na realidade que a cercava.
No entanto, o destino tinha outros planos para ela. Aos 15 anos, enquanto ajudava o pai a vender milho numa praça de Rio Branco, a beleza amazônica estonteante, simpatia contagiante e postura cativante de Selena chamou a atenção de Sidney Lins que passava pelo local. O convite para entrar no mundo da moda foi recebido com surpresa, mas a família, apesar de inicialmente receosa, apoiou a decisão de Selena.
Com a determinação e garra características do povo do Norte, Selena se dedicou a aulas de passarela e postura, enfrentando desafios como a falta de recursos para comprar os sapatos adequados. Após seis meses de treinamento, participou de um concurso de misses em sua cidade, onde um vídeo seu desfilando chamou a atenção de Anderson Meyer, diretor da agência Another Agency, uma renomada agência de modelos em São Paulo.
Em pouco tempo, Selena se viu desfilando nas passarelas mais badaladas do país, incluindo a São Paulo Fashion Week, uma das principais semanas de moda da América Latina. Na 55ª edição da semana de moda de São Paulo, realizada em 2023, a jovem participou de 13 desfiles. Na última edição do evento, a modelo voltou a ser destaque, desfilando para grifes como André Lima e Maurício Duarte. Ela também participou do Brasil Eco Fashion Week - 6ª Edição.
Seu talento e profissionalismo a colocaram no radar de marcas e grifes badaladas como Misci e Nike, que a convidaram para participar de campanhas de moda e beleza, consolidando sua posição como um dos novos ícones da moda brasileira. Além de editoriais para publicações na Harper's Bazaar, revista mais antiga de moda em atividade no mundo.
Choque Cultural
A mudança para São Paulo foi um choque cultural para a jovem acreana, que passou da calmaria de sua cidade natal, para a agitação da selva de pedra da capital paulista. “Fiquei assustada, nunca tinha visto tantos prédios e muito menos havia andado de elevador”, confessa Selena. Apesar do impacto inicial, sua facilidade em se adaptar a novas situações foi crucial para o sucesso no mundo fashion.
Após uma breve estadia num hotel, Selena se mudou para um apartamento com outras modelos e iniciou sua carreira. A adaptação ao universo da moda também teve seus desafios, como entender o vocabulário específico do meio e lidar com a pressão pela perfeição.
Apesar de ter sofrido preconceito por sua origem, principalmente de pessoas distantes de sua realidade, Selena encontrou apoio e acolhimento dentro da indústria da moda, onde fez amizades com modelos de diversas culturas e origens.
Mais do que beleza
Embora sua beleza seja inegável, Selena, atualmente com 18 anos, se destaca por sua personalidade autêntica e por seu compromisso em usar sua voz para defender causas importantes. A modelo é engajada em projetos sociais que visam ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e promover a inclusão social.
”Busco representar minha origem, quero mostrar ao mundo que o Acre tem muitas pessoas talentosas, mas sem oportunidade", afirma.
Sua principal inspiração no mundo da moda é a supermodelo Naomi Campbell. Para ela, Naomi é a prova viva de que é possível ser bela, talentosa, engajada e fazer a diferença no mundo. “Sonho em conquistar as passarelas internacionais e, quem sabe, usar sua voz para fomentar a representatividade indígena no mundo da moda.”
"Quero chegar no nível em que eu consiga tirar minha família inteira do Acre e dar uma vida melhor para eles", revela Selena, demonstrando que a humildade e o amor pelos seus familiares continua sendo sua maior motivação. Para os jovens que sonham em seguir o sonho de modelar, ela deixa um conselho: "Não desistam, não abaixem a cabeça para os comentários e tenham muita paciência." Afinal, a jornada de cada um é única, mas a determinação e a paixão podem abrir portas para um futuro brilhante, assim como aconteceu com Selena, a modelo indígena que conquistou a passarela da moda brasileira.
Uma inspiração para as novas gerações
A história de Selena serve como uma grande inspiração para as novas gerações. Sua trajetória demonstra que, com talento, determinação e um pouco de sorte, os sonhos podem se tornar realidade. Selena é um exemplo de que é possível superar desafios e alcançar grandes feitos, mesmo vindo de origens humildes.
A jovem modelo é um orgulho para o Acre e para o Brasil. Sua história é um lembrete de que todos nós temos potencial para realizar grandes coisas, basta acreditar em si mesmo e perseguir seus sonhos com garra e determinação.