Atenção

Fechar

Social

Instituto Neoenergia dobra número de beneficiados por programas executados em 2023

Mais de 340 mil pessoas de 134 localidades brasileiras foram atendidas por projetos que somaram quase R$ 20 milhões em investimentos

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2024 – Os resultados conquistados pelo Instituto Neoenergia em 2023 reforçam a importância do investimento social privado para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico em diversas regiões do país. Com um crescimento de 100% do número de beneficiados em relação a 2022, a organização alcançou mais de 340 mil pessoas de 134 localidades brasileiras atendidas por programas com quase 20 milhões em investimentos próprios ou por leis de incentivo. O detalhamento das iniciativas compõe a Memória de Atividades 2023 divulgada nesta sexta-feira.

O total de investimentos é 28% maior do que o registrado em 2022. Com o apoio de instituições parceiras, o Instituto Neoenergia atendeu cerca de 128 organizações da sociedade civil e outras associações localizadas em 134 municípios de nove estados e no Distrito Federal. Cerca de 70 projetos foram promovidos ou apoiados direta ou indiretamente ao longo de 2023.

“A atuação do Instituto Neoenergia reforça o papel das organizações como agentes de transformação social para o apoio de iniciativas comunitárias em diversas frentes como cultura, meio ambiente e desenvolvimento social”, afirma Renata Chagas, Diretora presidente do Instituto Neoenergia, instituição que completou cinco anos no ano passado.

Segundo a executiva, as ações se baseiam em cinco pilares que contribuem para reduzir desigualdades, melhorar a qualidade de vida, combater as mudanças climáticas e preservar a biodiversidade. As iniciativas também estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Em 2023, colaboramos com o alcance de 15 dos 17 ODS, em sinergia com os negócios desenvolvidos pela companhia no país”, completou Renata Chagas.

Além dos resultados, o relatório inclui depoimentos de participantes das iniciativas promovidas. Este ano, o documento digital tem uma novidade: a leitura pode ser acompanhada por músicas relacionada ao texto disponibilizadas no Spotify.

“Trabalhar em conjunto abre caminhos para diversas possibilidades e nos dá a segurança de continuidade em nossas ações. Graças a parceiros como eles, muitos jovens residentes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, podem sonhar em se tornar dançarinos e ter acesso aos benefícios que as artes proporcionam”, afirma Karoll Silva, do Centro de Artes da Maré, no Rio de Janeiro.

Sobre o Instituto Neoenergia: Integra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação - Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional - contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2023, beneficiou quase 350 mil pessoas.

Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,4 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4,3 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,6 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.