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Programa Jovem Repórter: Alunos da rede estadual se preparam para o G20

100 estudantes de escolas interculturais farão a cobertura dos eventos da cúpula mundial

Do Rio de Janeiro (RJ)

Fotos de Divulgação - Governo RJ/ Secom.

O Grupo dos 20 (G20), principal fórum de cooperação econômica internacional, será realizado neste ano no Brasil, no Rio de Janeiro, que receberá alguns dos encontros mais importantes, como a Reunião de Chefes de Estado, em novembro. Por meio do Programa Jovem Repórter, 100 estudantes das escolas interculturais da rede estadual de ensino participarão da cobertura jornalística dos principais eventos da cúpula mundial. Nesta terça-feira (28/05), foi dado o primeiro passo para o processo de formação dos jovens repórteres em um encontro na Casa G20, em Ipanema, Zona Sul do Rio.

– Aqui está nascendo um projeto muito especial para a rede estadual de ensino. São os nossos Jovens Repórteres, que vão acompanhar não somente as ações do G20, mas vários eventos da secretaria e, quem sabe, até do Governo do Estado, para ampliar não só o conhecimento técnico, mas também essa aptidão, esse projeto de vida, que vocês, do Ensino Médio, já constroem para a carreira profissional de cada um. Que este dia não seja apenas o início de uma carreira, mas que possa ser repleto das melhores memórias afetivas, para que vocês guardem no coração, na lembrança, e que, um dia, em um futuro de muito sucesso, vocês possam dizer que foi aqui que tudo começou – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.



O encontro na Casa G20 reuniu os 100 alunos e professores com profissionais das áreas de Comunicação e Relações Internacionais, como forma de apresentar o G20 e fazer a ligação do fórum mundial com os assuntos que estão na pauta da sociedade fluminense, como enfrentamento das mudanças climáticas, empoderamento feminino, combate à fome e à pobreza, sustentabilidade ambiental e energias renováveis.

– Ações como essas abrem os nossos horizontes, faz com que tenhamos mais interesse nas questões globais. Precisamos estar cada dia mais inseridos para construirmos o mundo que queremos – celebrou Marcela Procópio, de 17 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola - Intercultural Brasil-França.

Durante o encontro, o grupo de jovens das escolas interculturais assistiu a debates entre profissionais de Comunicação e de Relações Internacionais para compreensão do G20 e recebeu orientações gerais para a cobertura jornalística dos eventos, envolvendo noções de produção de fotografias e vídeos pelo celular, linguagem de rádio e redes sociais.

– É maravilhoso ver essa molecada se preparando para este grande evento, e estamos aqui para ajudar, contribuir com o crescimento de todos, como pessoas, cidadãos e profissionais – comentou o humorista e ator Hélio de La Peña, que fechou a manhã de trabalho com uma divertida apresentação.



Os conteúdos produzidos pelos estudantes serão veiculados em canais digitais que serão disponibilizados pela comunicação do governo. A ideia é que, com a linguagem jovem, eles possam transmitir o que aprenderam e o que sentiram ao entrevistar diplomatas, autoridades, jornalistas e profissionais de Relações Internacionais envolvidos com o debate de temas que estão no seu cotidiano.

– A gente tem que entender o que é o G20 e como isso se conecta e impacta na vida deles. É importante que esses jovens entendam do que está sendo tratado e possam traduzir na linguagem deles, como eles e a sociedade podem participar e se fazer representar nesse movimento – disse a chefe do Escritório da Representação do Itamaraty no Rio de Janeiro, embaixadora Márcia Maro.

O Programa

O Programa Jovem Repórter G20 é uma proposta de formar estudantes das escolas interculturais da rede estadual, que já têm no currículo o estudo de língua estrangeira e de culturas de outros países, para atuação em eventos do Governo do Estado e do próprio G20 como produtores de conteúdo para diversas mídias. Cobrindo os eventos como se fossem repórteres, eles aprenderão sobre os universos da comunicação e das relações internacionais, tendo passado, antes, por um processo de qualificação com profissionais das duas áreas.

– Uma grande ideia, porque abre o acesso e contato com a juventude, essencial para qualquer iniciativa. São ações simples, como essa, que ganham corpo e viram movimentos diferenciados. Isso é fantástico – declarou o embaixador Joel Sampaio, assessor especial de Comunicação Social do Itamaraty, que participou de uma das mesas deste encontro.

Ao incentivar a organização de reuniões paralelas às oficiais por parte da sociedade civil, o G20 deseja que a série de encontros não seja apenas reunião fechada de autoridades, mas momentos de envolvimento com a população com o debate sobre o futuro do mundo. É neste cenário que comunicação e educação poderão trabalhar juntas para mobilizar os alunos da rede estadual em torno dos temas abordados ao longo de 2024.

– A gente tem que se empoderar e aproveitar esse grande evento internacional que acontece no Brasil. Vão ser discutidas pautas que vão envolver toda a sociedade, e, com nossa juventude, com nossas escolas, podemos engajar toda a nossa sociedade – acrescentou Bruno Costa, Subsecretário Adjunto de Relações Internacionais.

A iniciativa do Jovem Repórter G20 é inspirada no Imprensa Jovem, que vem sendo executado na Prefeitura de São Paulo em 355 escolas com muito sucesso. No Rio, o projeto é fruto da parceria entre as secretarias de Estado de Educação e da Casa Civil, por meio das subsecretarias de Comunicação e Publicidade e Relações Internacionais.

– Nosso programa tem 18 anos em São Paulo e é reconhecido na Unesco como um projeto de inserção a educação midiática. Essa parceria aqui é linda, pois estamos também aqui, no Rio de Janeiro desenvolvendo uma iniciativa que incentiva a leitura crítica, para todos esses jovens – acrescentou o professor Carlos Lima, idealizador da iniciativa Imprensa Jovem, de São Paulo.

As 27 escolas interculturais são um grande sucesso na rede estadual de ensino. Essas unidades têm uma proposta pedagógica clara, bem definida, desenvolvida de maneira dinâmica, prazerosa e que apoia a autonomia, a competência e a percepção de pertencimento dos estudantes, o que leva ao engajamento, à motivação e a não evasão. São verdadeiros "centros culturais", portas de oportunidades para que os alunos sigam carreiras dentro e fora do país.

– A iniciativa do Governo do Estado do Rio é excelente. Colocar o estudante no G20 é colocar o G20 dentro da casa das pessoas. Ninguém melhor do que um jovem para tirar a gente de nossa zona de conforto. Eles estão lendo tudo relacionado ao evento e estão produzindo conteúdo do jeito deles, e esse é o objetivo do encontro, traduzir nossos conceitos e trazer para a realidade de todos – comentou o coordenador de Comunicação do G20 no Brasil, Carlos Alberto Júnior.

Participaram da formação desta terça-feira estudantes das seguintes escolas: Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto, Colégio Estadual José Maria de Brito (Brasil-Japão), Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Souza (Brasil-China), Colégio Estadual Professora Eliana Martins Dantas (Brasil-Alemanha), Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro (Brasil-Rússia), Ciep 097 Filinto Muller, Ciep 100 São Francisco de Assis, Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade (Brasil-Estados Unidos), Ciep 218 Ministro Hermes Lima (Brasil-Turquia), Ciep 413 Adão Pereira Nunes (Brasil-México) e Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola (Brasil-França).

– Estamos muito felizes de participar deste projeto, dando protagonismo a essa nossa juventude tão linda – comemorou Deise Perfeito, diretora-geral do Colégio Estadual Professora Eliane Martins Dantas Intercultural Brasil – Alemanha.

Este trabalho está sendo realizado para que esta seja uma primeira experiência e que o Jovem Repórter se transforme num programa permanente de governo. Um legado do G20 para a educação.

– É o máximo ver nossos alunos assumindo esse papel de liderança e isso vai ser um diferencial muito grande para a vida de todos os nossos jovens repórteres – concluiu Myrian Medeiros, subsecretária de Ações e Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Educação.







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