Atenção

Fechar

Destaques

“Luzes da Coreia - Festival de Lanternas de Jinju” - exposição mistura delicadeza, tradição e beleza

Mostra fica no MAC, de Niterói até 25 de agosto

TEXTO E FOTOS POR SÔNIA APOLINÁRIO

DE NITERÓI (RJ)

ESPECIAL PARA PLURALE

Delicadeza, tradição e beleza definem a exposição “Luzes da Coreia - Festival de Lanternas de Jinju”, que entrou em cartaz neste domingo (9), no Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói.

A mostra tem como grande atração dois túneis formados, ao todo, por 1.200 lanternas de seda - símbolo de um dos mais tradicionais festivais culturais do país, que acontece em Jinju.

A cidade coreana também pode ser “visitada” na exposição, por meio de vídeos e painéis informativos. O que promete arrebatar corações é o Hamo, a lontra mascote de Jinju, reproduzida em forma de boneco inflável de três metros de altura. Trajes cerimoniais típicos da Coreia, os Hanboks, ganharam uma sala à parte onde o público pode experimentar e se fartar de tirar fotos. A mostra já esteve em cartaz em São Paulo, ano passado, no Centro Cultural Coreano no Brasil.

Cidade-irmã

No sábado (8), na abertura da exposição para convidados, o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o vice-prefeito de Jinju, Seak-Ho Cha, firmaram acordo que tornou as duas cidades irmãs.

- Niterói já cultiva uma parceria com o governo da Coreia há cinco anos, quando estivemos na cidade de Seoul (Capital da Coreia do Sul). Na ocasião, o governo ajudou muito Niterói no desenvolvimento do nosso plano diretor de cidade inteligente. Somos gratos pela oportunidade de estreitar ainda mais esse laço, agora, com a cidade de Jinju – afirmou Grael.

Jinju é uma cidade universitária. Abriga a Universidade Nacional de Gyeongsang (província da qual a cidade faz parte), a Universidade Nacional de Educação de Chinju (outra forma de se falar Jinju), a Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia de Gyeongnam e a sede da Universidade Internacional da Coreia, que atende, principalmente, estudantes estrangeiros.

É também uma das “cidades empresariais” do governo sul-coreano, conhecida por ser um centro de inovação tecnológica bioindustrial.

No evento, quem roubou a cena foi o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-mo cujo nome brasileiro é Guilherme Lima. No Rio de Janeiro, ele é mais do que conhecido por participar de rodas de samba e cantar, em alto e bom som, muitas músicas nacionais. Difícil um convidado que não quisesse tirar fotos com ele – e ele atendeu a todos, sempre sorridente.

É claro que ele cantou também. Foram duas músicas: “Tá Escrito”, do Grupo Revelação, já “clássica” do seu repertório, e “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, com direito à coreografia típica dessa canção, com um dos braços balançando para o alto, no ritmo da música.

- Esta é uma linda oportunidade para o povo brasileiro conhecer melhor a história da Coreia contada através das lanternas de Shenzhen e da cidade de Jinju. Espero que por meio desse festival, o intercâmbio e a compreensão cultural entre a Coreia e o Brasil se fortaleça ainda mais – afirmou o embaixador.

Ele presenteou Axel Grael com um mascote de Jinju de pelúcia e o livro “Jinju City of Lights. Em troca, recebeu do prefeito o livro “Niterói em Fatos e Fotos”.

Festival Jinju Namgang Yudeung

O Festival das Lanternas Jinju Namgang acontece em outubro, durante aproximadamente dez dias. Ao longo do evento, lanternas de todas as cores são colocadas sobre as águas do Rio Nam, em memória às vítimas de um massacre que aconteceu na cidade. Durante a Guerra de Imjin. (1592–1598), estima-se que 70 mil coreanos, entre soldados e civis, foram mortos por tropas japonesas. A lanternas flutuam pelo rio durante todo o festival, único no país, que costuma atrair cerca de 2 milhões de turistas.

Serviço

“Luzes da Coreia - Festival de Lanternas de Jinju”

9 junho a 25 de agosto

Local: Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói (Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói - RJ)

Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)

Preços ingressos: R$16,00 (Inteira); R$8,00 (Meia-entrada)

Gratuidade às quartas-feiras. Gratuidade para quem vai de bicicleta e para moradores de Niterói. Veja mais sobre a política de ingressos aqui: http://culturaniteroi.com.br/macniteroi/visitacao

Ingressos à venda na bilheteria do museu e pelo Sympla: https://site.bileto.sympla.com.br/macniteroi/

A exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” tem organização do Centro Cultural Coreano no Brasil e da Prefeitura de Jinju e realização da Scuola di Cultura e de Ana Cláudia Guimarães. O patrocínio é da Prefeitura de Niterói, Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), FAN (Fundação de Arte de Niterói), Embaixada da República da Coreia, Santuário Cristo Redentor, Instituto Redemptor, Hyundai e Ecoponte. Apoio de Casal Garcia.

Foto de Divulgação.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.