Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Magda Chambriard toma posse na Petrobras e defende que exploração de petróleo - inclusive na Margem Equatorial, Amazônia - será necessária para financiar a transição energética

Evento foi concorrido e contou com as presenças do Presidente Lula e de sete ministros

Texto e fotos por Sônia Araripe e Felipe Araripe, Editora e Repórter de Plurale

Funcionária de carreira e ex-dirigente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard foi empossada hoje em solenidade concorrida na presidência da Petrobras. O presidente Lula compareceu, acompanhado de Janja Lula e de sete ministros, além dos presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante; da Caixa, Carlos Vieira e do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. Em discurso, a nova presidente da estatal defendeu "resultados robustos e transparência" para a sua gestão e reiterou que será preciso contar com o dinheiro da exploração do petróleo e gás para financiar a transição energética. Inclusive na Margem Equatorial - Amazônia - e no Sul. Este também foi o tom da fala do presidente Lula, reforçando o papel da empresa como patrimônio brasileiro e acelerador do PIB e da geração de empregos e inclusão social.

Magda Chambriard citou a exploração da Margem Equatorial e a fronteira Sul: “Fundamental desenvolver nossas fronteiras exploratórias como na Margem Equatorial e no Sul, e teremos rigorosos padrões de segurança e absoluta conformidade com a legislação ambiental.” Destacou ainda novos investimentos em refino - na Refinaria Abreu Lima (Pernambuco) e no Comperj (Rio de Janeiro) - e também em gás natural e fertilizantes. Ela substituti Jean Paul Prates, que foi demitido em maio por discordar do presidente Lula na gestão da empresa.

A engenheira destacou que - pela primeira vez na sua história de 70 anos - terá quatro mulheres na diretoria e afirmou que, como engenheira, tendo começado aos 22 anos na Petrobras, espera inspirar jovens, especialmente as meninas, que estudando "é possível chegar aqui". Magda também falou em "resultados robustos" da Petrobras, alinhados com o governo do presidente Lula e o planejamento estratégico da empresa. Não é porém, a primeira vez que uma mulher dirige a Petrobras: antes de Magda, Graça Foster - no governo de Dilma Rousseff- já tinha presidido a companhia.

Magda falou sobre o futuro da empresa na sustentabilidade: 11% de investimentos em projetos de baixo carbono e net zero até 2050. Citou que: “ o caminho da transição energética justa nos leva a abrir e fortalecer frentes em energias renováveis.".

O evento de transmissão do cargo da Petrobras foi realizado pela primeira vez no Cenpes - o centro de pesquisas da empresa, localizado na Ilha do Fundão, na Cidade Universitária. A explicação oficial foi que o prédio sede da empresa, conhecido como Edise,está em reforma. Além de autoridades oficiais, empresários e petroleiros estiveram presentes, aplaudindo e se manifestando a favor das falas de Lula e de Magda.

Maior empresa do país, com 45,1 mil empregados e mais de R$ 550 bilhões em valor de mercado, a estatal é uma sociedade de economia mista controlada pela União, que detém pouco mais da metade das suas ações. Magda reiterou que sua gestão será alinhada com o Planejamento Estratégico da empresa: o Planejamento Estratégico 2024/2028 da Petrobras prevê investimentos de US$ 102 bilhões, 31% a mais do que o período anterior.

O presidente Lula criticou o que chamou de "denúncias vazias" contra a estatal na época da Operação Lava-Jato, lamentando que tenham tentado afetar a imagem e a reputação da companhia e derrubar seu valor de mercado. Destacou que em seu terceiro governo, a empresa vem aumentando seu valor de mercado. O presidente enalteceu a força dos trabalhadores da Petrobras e a sua inovação. Foi aplaudido várias vezes e reiterou também que "Brasil e a África tem direito a explorar o petróleo" e lembrou quando as primeiras amostras de confirmação de óleo na camada do pré-sal foram confirmadas, ainda na gestão de José Sérgio Gabrielli. Lula criticou a Vale e lamentou que até hoje a companhia não tenha "pago todas as indenizações de Mariana e Brumadinho, em Minas.”

Acompanhe a seguir alguns dos principais pontos dos discursos de Lula e de Magda.

PRESIDENTE LULA

“Magda tem competência para administrar a Petrobras." E comparou os ataques e denuncias à estatal na Operação Lava-Jato ao que passou Getúlio Vargas.

“Se a Petrobras der certo, o Brasil dá certo. E eu estou sempre trabalhando para o Brasil dar certo. “

“Os mesmos que queriam destruir a Petrobas, são os mesmos que defendiam a importação da gasolina. Todos nós queremos uma Empresa lucrativa .”

“O país teve uma praga de gafanhotos querendo destruir o que construímos. A operação lava-jato mirava no desmonte da Petrobras. Tentaram destruir a sua imagem.”

"É preciso que prevaleça a verdade para o povo brasileiro. Ninguém quer que nenhum acionista tenha um centavo de prejuízo. Se investiu, tem direito a ter seu retorno do investimento. Ninguém quer que a Petrobras seja uma empresa deficitária, que ela perca dinheiro. Quero a Petrobras uma empresa lucrativa, quanto mais lucro, mais investimento, mais imposto vai pagar e mais o Haddad [ministro da Fazenda] vai ficar feliz para o Tesouro ajudar os prefeitos e os estados."

"Serão quatro mulheres na Diretoria da Petrobras. Isso é inédito."

"Desde o primeiro dia de governo, trabalhamos por uma Petrobras mais integrada com investimentos em refino, em produção de gás e fertilizantes, e em pesquisa para a transição energética. E para a retomada do papel da companhia como indutora do desenvolvimento nacional, fundamental para o nosso projeto de fazer do Brasil um país mais desenvolvido e justo."

"Comprar fora não vai gerar empregos e renda. Estou sempre dfendendo a Petrobras em todas as minhas campanhas. E do que chegou a 80 mil Empregos na indústria naval."

"Os que quiseram destruir a Petrobras jamais conseguirão. Mesmo quando o petróleo não for mais o motivo de existência da Petrobras, ela será uma empresa de energia. Vai refinar o nosso biodiesel, ela pode produzir hidrogênio verde, pode produzir uma série de outras coisas. E, agora, pode ajudar a enfrentar essa guerra da Rússia com a Ucrânia ajudando a recuperar a fábrica de fertilizantes que a gente tanto precisa para recuperar esse país."

"A Petrobras tem um papel social importantíssimo."

MAGDA CHAMBRIARD, PRESIDENTE DA PETROBRAS

"Teremos de forma inédita mais três mulheres na direção da empresa.”

"Vou agora falar com o coração, como o Presidente Lula faz em seus discursos. Entrei nesta empresa aos 22 anos, adorava Matemática e estudar. Quero inspirar outros jovens como um dia eu o fui - especialimente as meninas - que é possível - estudando - chegar aqui ou onde quiserem."

"Sinto-me muito honrada com este convite do Presidente Lula. Ele me pediu que não teremos confusão na empresa. Prometi que será uma gestão alinhada com o seu Governo, com o Planejamento estratégico da companhia, transparente e lucrativa."

"Transição energética sim, inclusiva. Mas vamos precisar do dinheiro da exploração do petróleo e do gás para esta transição."

“Fundamental desenvolver nossas fronteiras exploratórias como na Margem Equatorial e no Sul, e teremos rigorosos padrões de segurança e absoluta conformidade com a legislação ambiental.”

Magda falou sobre o futuro da empresa na sustentabilidade: 11% de investimentos em projetos de baixo carbono e net zero até 2050. Citou que: “ o caminho da transição energética justa nos leva a abrir e fortalecer frentes em energias renováveis da Petrobras."

"Balizado no cuidado das pessoas e meio ambiente, temos consciência do papel da Petrobas, a maior empresa do país, como importante para o desenvolvimento."

"Gostaria de exaltar a nossa Deputada Federal Benedita Silva (PT-RJ), como símbolo da luta por diversidade e inclusão de gênero, racial... exemplo para todos nós."







Veja também

1 comentário | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Luiz |
Trecho importante: "Transição energética sim, inclusiva. Mas vamos precisar do dinheiro da exploração do petróleo e do gás para esta transição." “Fundamental desenvolver nossas fronteiras exploratórias como na Margem Equatorial e no Sul, e teremos rigorosos padrões de segurança e absoluta conformidade com a legislação ambiental.” A população carente no Norte do Brasil principalmente e o país inteiro precisam destes investimentos, precisam da energia e de um "progresso mais cuidadoso". Todos ficaremos atentos para as promessa feitas. Desejamos sucesso para a nova Presidente e para a Petrobras!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.