Rio de Janeiro, 23 de julho de 2024 – A Neoenergia divulgou, nesta terça-feira, os resultados financeiros e operacionais do segundo trimestre e do acumulado de 2024. O lucro registrado no segundo trimestre foi de R$ 815 milhões, com alta de 12% em relação ao mesmo período de 2023; e de R$ 1,9 bilhão no primeiro semestre do ano, em linha com igual período do ano passado. O EBITDA alcançou cerca de R$ 3 bilhões no segundo trimestre, e aproximadamente R$ 6,5 bilhões no primeiro semestre, com variação positiva em relação aos mesmos períodos do ano passado, de 12% e de 3%, respectivamente.
Capex
A Neoenergia executou um Capex de R$ 4,2 bilhões no primeiro semestre, e de R$ 2,3 bilhões no segundo trimestre. Do total de investimentos verificados no acumulado do ano, R$ 2,4 bilhões foram destinados à melhoria contínua do fornecimento de energia aos 16,5 milhões de clientes das cinco concessionárias: Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).
Transmissão
No segundo trimestre, a Neoenergia realizou entrega dos lotes de transmissão de Itabapoana (leilão dezembro/2018) e Paraíso (leilão junho/2022), com liberação de 100% da receita anual permitida (RAP). O período também foi marcado pela entrega parcial do lote Morro do Chapéu (leilão dezembro/2020) com liberação de 47% da RAP, e do lote Estreito (leilão dezembro/2021) com liberação de 33% da RAP. O negócio de transmissão teve lucro de R$ 140 milhões no segundo trimestre, e de R$ 269 milhões no primeiro semestre do ano.
“Os resultados estão em linha com nossa estratégia de negócios, reforçando nossa disciplina financeira, com responsabilidade de investimentos e controle das despesas operacionais. Seguimos ancorados em um modelo estruturado para garantir o crescimento sustentável das cinco distribuidoras e o avanço dos projetos de transmissão, com foco na qualidade dos serviços e no atendimento aos nossos clientes”. afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.
Balanço Energético
O volume total de energia injetada, incluindo geração distribuída, foi de 21.389 gigawatts-hora (GWh) no segundo trimestre, e de 43.553 gigawatts-hora (GWh) no primeiro semestre, com alta em relação aos mesmos períodos do ano passado, de 8,2% e de 8,4%, respectivamente. O índice foi influenciado por temperaturas elevadas e crescimento da base de clientes.
Clientes
Em comparação ao segundo trimestre do ano passado, houve aumento de 304 mil de consumidores, em torno de 1,9%, nas cinco concessionárias, totalizando 16,5 milhões de clientes ativos.
Qualidade
Em relação à qualidade do fornecimento de energia, as cinco distribuidoras estão abaixo do limite regulatório tanto para o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) quanto para o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor).
Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,5 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 3,8 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3,3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,3mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.