Evento reúne especialistas, autoridades e empresas para debater também o enfrentamento à emergência climática, a promoção do desenvolvimento territorial sustentável e a devida diligência socioambiental;
• Entre os destaques da programação estão Ana Paula Cunha Machado Cavalcante, diretora do Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima e ao Comitê Interministerial sobre a Mudança do Clima, e Marcel Fukayama, conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável.
08 de agosto de 2024 – A cidade de Belém (PA) receberá, em 13 de agosto, a primeira edição da Conferência Ethos 360° de 2024. O evento, que será realizado no Complexo da Estação das Docas, promoverá um dia de debates sobre temas como a preparação para a COP-30 e o enfrentamento à emergência climática, com o objetivo de buscar caminhos para desenvolver a economia circular e a bioeconomia na região, além de discutir os desafios para a promoção do desenvolvimento territorial sustentável, prezando pela proteção às suas comunidades.
Distribuída entre dois palcos simultâneos, a programação da Conferência Ethos 360° Belém terá início às 9h, com o painel de abertura conduzido por Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, Andréa Álvares, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, Ana Paula Cunha Machado Cavalcante, diretora do Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima e ao Comitê Interministerial sobre a Mudança do Clima (DCOL), e Marcel Fukayama, conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável (CDESS). A mesa de abertura terá como tema principal os caminhos para a COP-30.
A partir das 10h, no palco 1, a mesa Transparência e Dados Abertos impulsionando o desenvolvimento territorial na região Norte contará com a participação de Fábio J. L. Vieira, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), e Lorena Pinho, superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Pará. A mediação será de Marcela Greggo, coordenadora de Projetos em Integridade Instituto Ethos.
No mesmo horário, no palco 2, a PwC oferece o debate Caminhos para transformação ecológica - desafios e oportunidades intersetoriais. Participarão Ana Paula Cunha Machado Cavalcante, diretora do Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima e ao Comitê Interministerial sobre a Mudança do Clima (DCOL), Henrique Leite Vasconcellos, gerente executivo do Banco do Brasil, Valcléia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e Maurício Colombari, Sócio da PwC Brasil responsável por sustentabilidade e ASG (ESG), como mediador.
Já às 11h00, no palco 2, será realizado o bate-papo Devida Diligência Socioambiental e Promoção de Direitos Humanos a Defensores(as) Ambientais, com a participação de Lise Tupiassú, professora, pesquisadora e procuradora federal, e Marina Esteves, coordenadora de Projetos de Meio Ambiente do Instituto Ethos.
Fechando os debates da manhã, a Raízen traz a mesa de debates Ações ASG (ESG) efetivas para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. No palco estarão Camila Stefano, coordenadora do time de Performance Social na Raízen, Eva Dengler, superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, Osmar Pancera, assistente social e fundador da ONG Rádio Margarida, com a moderação do diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri.
A programação da tarde começa uma atividade organizada no âmbito da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC). Às 14h00, no palco 1, o painel Informações socioeconômicas e climáticas na análise de riscos contará com Igor Pantoja, coordenador de Relações Institucionais do Instituto Cidades Sustentáveis, Luis Piva, gerente do Programa Floresta em Pé na Fundação Amazônia Sustentável – FAZ, e Luisa da Silva, assistente de pesquisa na Coordenação de povos e comunidades tradicionais na COJOVEM. Marina Esteves, coordenadora de Projetos de Meio Ambiente do Instituto Ethos, será a mediadora.
A seguir, às 15h, a Alubar oferece uma mesa temática sobre as Ações que fomentam o desenvolvimento sustentável - Pró-Ética e Pacto Brasil, com a participação de Keyne Taniguchi, coordenador-geral de Integridade Privada na Controladoria Geral da União (CGU), André Cruz, diretor de Auditoria Interna e Compliance da Alubar e Marcela Greggo, coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos.
No mesmo horário, a Hydro traz a mesa de debates Caminhos coletivos para uma Transformação Social Positiva com Eugênio Pantoja, gerente sênior de Performance Social da Hydro, e Sandra Faé, consultora da Synergia Socioambiental.
Durante o evento, a programação será distribuída em outras mesas temáticas ao longo do dia, promovidas pela Alcoa, Sebrae, Natura e PwC e se encerra às 18h10, com o painel Economia Circular na prática: o sucesso da reciclagem de latas de alumínio, oferecido pela Novelis e pela Liga Reciclagem, que terá a presença de Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis, Elisabeth Alline, do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Rita Teixeira, gestora de relacionamento e captação do Instituto Ethos.
A programação completa da Conferência Ethos 360° Belém pode ser acessada AQUI.
Patrocinadores: Patrocínio Diamante: Raízen | Patrocínio Bronze: Alubar | Parceria Institucional: Alcoa, Hydro, Natura, PwC e Sebrae | Apoio: Facility.
Sobre a Conferência Ethos 360°
A Conferência Ethos 360° promove debates para reflexão sobre temas sociais, políticos e econômicos relacionados ao desenvolvimento sustentável e busca por equidade, diversidade, inclusão e transparência. Realizada desde 1998, a Conferência Ethos é o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Entre seus objetivos estão:
- Reunir de forma concentrada e dinâmica conhecimento de ponta sobre as principais tendências globais da sustentabilidade, compreendendo-as no contexto brasileiro;
- Entender e tratar a sustentabilidade como estratégia de negócios e diferencial competitivo para as empresas;
- Debater e construir estratégias empresariais que contribuam para aumentar a competitividade das empresas e do país;
- Sintetizar tendências e pautar o movimento de sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil.
CREDENCIAMENTO PARA IMPRENSA:
Enviar solicitação com nome completo, RG, e-mail e celular para os e-mails: carlos.moura@analitica.inf.br e daniela.garrafoni@analitica.inf.br.
SERVIÇO:
CONFERÊNCIA ETHOS 360° Belém
Quando: 13 de agosto de 2024, das 9h00 às 18h10.
Onde: Boulevard Castilhos França s/n. No Complexo da Estação das Docas. Campina, Belém – PA.
Inscrições: Investimento por pessoa: R$ 250,00. Inscrições aqui.
Professores e estudantes têm direito a 50% de desconto mediante a apresentação da documentação correspondente. É obrigatório apresentar um documento com foto para acesso ao evento.
SOBRE O INSTITUTO ETHOS
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é a organização da sociedade civil brasileira pioneira na mobilização de empresas por uma atuação justa e responsável. O Ethos nasceu ASG (ESG), pois desde 1998, as pautas da responsabilidade social, da ética e da sustentabilidade guiam todas as suas atividades. O Instituto desenvolve indicadores para auxiliar as empresas a compreenderem a sua situação e os caminhos para se tornarem mais diversas, inclusivas e éticas. Com mais de 400 associadas, o Ethos realiza diversas atividades de advocacy colaborativo e coordena o Conferência Brasileiro de Mudança do Clima ao lado das principais organizações do setor.