O primeiro episódio da série Amazônia: Novas Histórias estreou na última quarta-feira (04/09) no Canal Futura e na Globoplay. A direção é de Guilherme Fernández, Belisário Franca, roteiro de Fernanda Miranda e produção da Giros Filmes.
Inspirada no longa-metragem Amazônia Eterna, de 2012, a série documental apresenta vivências locais e análises de especialistas sobre desafios emergentes, com enfoque na bioeconomia, trazendo insumos para o debate sobre o retorno ambiental, social e financeiro de se manter a floresta em pé.
|
Gravada quase que inteiramente na Amazônia, a produção conta com depoimentos de pessoas que atuam diretamente na floresta interagindo com o bioma, como indígenas, ribeirinhos, líderes comunitários, ativistas e pesquisadores científicos. Como protagonista está a Floresta Amazônica e entre os especialistas entrevistados estão Sérgio Besserman Vianna (presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro), Ricardo Abramovay (acadêmico e pesquisador da Universidade de São Paulo), Carlos Afonso Nobre (climatologista e cientista brasileiro), Tereza Cristina Souza de Oliveira (professora da UFAM e coordenadora do Laboratório de Análise de Água e Qualidade Ambiental - LAQUA), entre outros.
Em dez episódios, a série propõe aprofundar os temas da floresta a partir de desafios antigos e emergentes, sempre com enfoque em exemplos bem-sucedidos de economia verde. No primeiro episódio, Agricultura Sustentável, o agrônomo e pesquisador da Embrapa Alfredo Homma, o empreendedor social César De Mendes e a pedagoda e agricultora Preta Maia contam como a produção de cacau nativo, associado ao trabalho das comunidades amazônidas, vem funcionando como resistência à derrubada da floresta.
A cada semana, sempre na quarta-feira às 21h, um episódio será transmitido e disponibilizado no Canal Futura e aberto para não assinantes no streaming Globoplay. Os temas dos próximos episódios são Água, Energia, Ecoturismo, Educação, Pesca, Carbono neutro, Unidade de conservação, Povos originários e Economia verde.
AMAZÔNIA NOVAS HISTÓRIAS é uma produção assinada pela Giros Filmes e tem apoio cultural da Toyota, por meio da Lei do Audiovisual. "Esse apoio reforça nosso compromisso em promover o desenvolvimento social no país, além de estar alinhado com o nosso Desafio Ambiental Global 2050, que direciona os esforços da marca para reduzir a carga ambiental atribuída aos automóveis para o mais próximo possível de zero, ao mesmo tempo em que cria medidas para impacto as comunidades em que atuamos", finaliza Otacílio do Nascimento, Gerente de Comunicação Corporativa da Toyota do Brasil e Diretor Executivo da Fundação Toyota.