Profissionais selecionados são formados pelo Coletivo Online, programa que já impactou mais de 460 mil jovens no país
Rio de Janeiro, 17 setembro de 2024 – O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB), em parceria com o Rock In Rio, maior festival de música do Brasil, conecta jovens em vulnerabilidade a vagas de emprego. Ao todo, seis jovens formados pelo Coletivo Online – programa de capacitação gratuito e 100% digital do Instituto – estão trabalhando no evento nas funções de promotores no Coke Studio e Schweppes Mixed. O Coletivo Online é o maior programa de empregabilidade do ICCB e tem o objetivo de impulsionar e preparar jovens acima de 16 anos de todo o Brasil para o mercado de trabalho e os conectar com oportunidades de trabalho em empresas parceiras.
“Como agente de transformação social para reduzir as desigualdades sociais, estamos felizes em possibilitar que alguns dos nossos jovens tenham uma experiência no mercado de trabalho atuando em um evento cultural tão relevante e de proporções gigantescas”, afirma Rafael Nascimento, Head de Comunicação e Marketing do Instituto Coca-Cola Brasil.
Esta não é a primeira vez que o ICCB conecta seus participantes a vagas de empregos em festivais culturais. Coala Festival, Lollapalooza e Festival de Parintins são alguns dos eventos que já tiveram a participação dos jovens do Coletivo Online. O programa já impactou mais de 460 mil jovens em sua maioria de oriundos da periferia, sendo 64% mulheres e 65% negros com idades entre 16 e 29 anos.
Brenno Calmon, 20 anos e morador da periferia do Rio de Janeiro, é um dos jovens formados pelo curso que conquistou uma vaga de trabalho para o Rock in Rio no dia seguinte após ter concluído o Coletivo Online. Técnico Administrativo e cursando Engenharia Ambiental, o estudante tem como meta fazer a diferença no nosso planeta e busca seu aprimoramento pessoal e profissional.
“Desde criança aprendi o valor do trabalho e dos estudos. Nesses dias de evento, vou dar o meu melhor. Quero que a experiência dos convidados seja única e inesquecível. Poder trabalhar vestindo uma camisa tão importante é um prazer imensurável”, afirma.
Outra jovem que começou a trabalhar no maior festival de música do Brasil é Laryssa Costa de Araujo, com 20 anos, que concluiu o curso do Instituto Coca-Cola Brasil em agosto. Técnica em enfermagem e administração, Laryssa mora com sua mãe e avó no bairro de Anchieta.
“Espero ter uma experiência incrível trabalhando neste evento, tanto para minha carreira profissional como para a minha vida pessoal. Para o futuro, sonho em ser sargento da aeronáutica e poder transformar a vida da minha família”, conta.
Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB):
Criado há mais de 20 anos, o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola.
Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 5 milhões de jovens, prioritariamente negros e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 637 mil pessoas.