Da esq para dir: Luis Justo, CEO do Rock in Rio, Úrsula Vidal, Secretaria de Cultura do Pará, Helder Barbalho, Governador do Pará, Gaby Amarantos e Roberta Medina, VP da Rock World
POR FELIPE ARARIPE E ISABELLA ARARIPE
FOTOS DE FELIPE ARARIPE E ISABELLA ARARIPE/ PLURALE
A Rock World, organizadora dos festivais Rock in Rio e The Town, anunciou neste sábado (21), o “Amazônia Para Sempre”, novo projeto que levará para o Pará um festival com show internacional. Ele irá ocorrer no Rio Guamá (PA), em setembro de 2025, antes da trigésima edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, contou entusiasmada que este é um projeto que veio para ficar, por isso o nome “Para Sempre”. Roberta também anunciou a data da próxima edição do The Town, acontecendo nos dias 6,7,12,13 e 14 de setembro de 2025.
"Temos o compromisso de usar nossos festivais como ferramentas de engajamento Por Um Mundo Melhor. Essas quatro palavras resumem nosso propósito, valores, missão e cultura. Não há cenário de mundo melhor sem uma Amazônia preservada, na qual as pessoas e a natureza sejam valorizadas. O Amazônia para Sempre tem objetivo de dar visibilidade e contribuir para a proteção do clima e da biodiversidade do planeta. Vamos usar o poder de mobilização de Rock in Rio e The Town para atrair os olhares para esta causa tão importante", afirmou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza.
“Teremos um palco vitória régia, em homenagem a essa região, mais uma vez, botando o olhar para dentro da floresta, para a floresta potência, mas não só. Vai ter espetáculo, mas é uma jornada que começa hoje e não para”, acrescentou Roberta.
O Amazônia para Sempre une o The Town e o Rock in Rio para convocar todos para as urgências socioambientais e a importância de se manter a maior floresta tropical do mundo preservada. O objetivo segue a mesma linha da COP 30, de unir as pessoas em torno de uma agenda global única, em prol de um mundo melhor e mais sustentável. A iniciativa reforça a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas, do aquecimento global, da transição energética e pela preservação da biodiversidade. Também está associada a um longo histórico de atuações na Amazônia por meio do pilar Por Um Mundo Melhor, da Rock World – empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town – como por exemplo o Amazonia Live, que já plantou 4 milhões de árvores na região amazônica desde 2016.
Além do show flutuante no Rio Guamá, terá simultaneamente um grande espetáculo acontecendo em Belém, com artistas nacionais, locais, transmissão internacional e a produção de um documentário sobre os bastidores e a preparação desse show icônico que vai conectar a música ao ativismo climático para chamar atenção do mundo para a urgência do tema.
A iniciativa já começa neste sábado (21 de setembro), com o anúncio para os espectadores. O Palco Mundo terá projeções às 21 horas, hoje, no Dia Brasil.
Helder Barbalho, Governador do Pará, está entusiasmado com a nova parceria e confiante no sucesso do projeto.
“Estou muito feliz. Estamos conseguindo conectar estratégias que permitirão com que a Amazônia possa viver um outro momento e que este movimento possa deixar um legado, um legado de uma Amazônia forte.”
O Governador do Pará lembrou da ousadia em candidatar o Pará como sede da COP 30, colocando a Amazônia ainda mais em evidência e dos desafios em receber esse grande evento internacional.
“É um brutal desafio preparar a cidade, mas é uma oportunidade extraordinária, de nós fazermos um grande chamamento ao mundo para que, efetivamente, o compromisso que se deve ter com o meio ambiente, com as urgências climáticas, com a agenda de desenvolvimento sustentável, seja conhecendo a nós”, disse.
O Governador do Pará completou: "Com o projeto Amazônia Para Sempre, estamos unindo forças com o The Town e o Rock in Rio para mostrar ao mundo o verdadeiro coração da Amazônia, dar luz ao nosso povo e às nossas culturas. Este é um momento extraordinário para promover um encontro de culturas globais, impulsionar o turismo, a economia local, a bioeconomia e a economia criativa, sempre com práticas sustentáveis. Queremos mostrar que é possível viver, produzir e preservar a Amazônia, reduzindo emissões e adotando uma gestão que respeite a floresta e as comunidades que nela vivem."
Roberta também anunciou que a Rock World irá lançar um edital para o novo projeto, disponibilizando 2 milhões de reais. O edital será um financiamento de iniciativas locais que atuem com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo. As inscrições começam no dia 4 de outubro e vão até 18 de outubro. Para mais informações e inscrições, acesse: https://rockinrio.com/pt-br/amazonia/