Atenção

Fechar

Pelo mundo

Europa Incentiva Inovação e Sustentabilidade

POR FERNANDO THOMPSON , ESPECIAL PARA PLURALE

DE LISBOA, PORTUGAL

A Comissão Europeia revelou no Web Summit Lisboa os vencedores dos Prêmios da “Capital Europeia da Inovação”, que incentiva prefeitos a buscarem e implementarem medidas que melhorem a vida dos moradores. As vencedoras deste ano foram a italiana Turim (Capital da Inovação) e a lusitana Braga (escolhida cidade Inovadora em Ascenção).

Turim ganhou um prêmio de um milhão de euros (cerca de R$ 6,3 milhões), e Braga recebeu o valor de 500 mil euros (R$ 3,3 milhões). O resultado foi anunciado por Iliana Ivanova, Comissária Europeia para Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude. Segundo ela, que é natural da Bulgária, a Comissão Europeia vai procurar aumentar o financiamento para fortalecer a iniciativa para os próximos anos.

Estamos a atravessar um déficit na Europa, no que diz respeito a financiamento, de cerca de 100 milhões de euros por ano, no que diz respeito ao investimento em investigação e inovação", afirmou a comissária. "Temos de atrair mais financiamento especialmente no privado", acrescentou a Comissária. "Temos de ter um mercado de capitais, a nível europeu, que seja atraente para os investidores. Temos de criar as condições para eles crescerem. Muitas das vezes, os diferentes sistemas dos Estados Membros são impeditivos. Isso faz com que os investidores passem para os EUA, porque lá é mais fácil. Temos de trabalhar neste sentido", reforçou Iliana.

“Todas as cidades do mundo enfrentam desafios comuns, e toda a gente luta contra as alterações climáticas. Neste momento, que começa a COP 29, em Baku, todos os gestores precisam combater os efeitos da crise do clima”, disse Iliana.

"Espero que este prémio permita traduzir o trabalho efetuado em inovação em trabalho real para a nossa comunidade, apesar da crise que se vive na União Europeia", acrescentou, Stefano Lo Russo, prefeito de Turim, sem esquecer as alterações climáticas e a necessidade de criar oportunidades para os imgrantes dado que as cidades, também em Itália, vivem uma crise demográfica.

A comissária afirmou à Plurale que a questão da sustentabilidade está dentro do conceito de cidades inovadoras: “Incentivamos a criação de redes de universidades, que ajudem a promover pesquisa de novas tecnologia, que ajudem na busca de novas tecnologias, para melhorar a vida das pessoas nas cidades”. Segundo a Comissária Europeia para a Inovação, o diálogo entre os parceiros tem de continuar, tanto com os parceiros (EUA) como com os rivais (China), "estamos a cooperar com a China em matérias ambientais, apesar de serem nosso competidores", salientou.

Esta é a décima edição dos prêmios iCapital atribuídos pela comissão europeia como reconhecimento do papel das cidades que ligam os cidadãos ao meio académico, às empresas e ao setor público, com o objetivo de melhorar o bem-estar da sociedade e, simultaneamente, impulsionar a inovação por meio de ideias que revolucionam o espaço público urbano.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.