Princesa Astrid veio ao Brasil em missão econômica com cem representantes do governo belga e líderes empresariais
O vice-governador Thiago Pampolha recepcionou, nesta quinta-feira (28/11), a princesa Astrid da Bélgica, em missão econômica do país europeu ao Brasil. Bisneta do primeiro chefe de Estado estrangeiro (rei Albert I) a vir ao país em 1920, a princesa reforçou a tradição diplomática no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, ao promover a assinatura de dez Memorandos de Entendimento entre empresas e instituições. Os memorandos abrangem pesquisa, cidadania e os mercados de ciência de dados, energia renovável, cervejeiro, produção de vacinas, tratamentos farmacêuticos, energia nuclear e celulose.
- Estamos fortalecendo uma tradição produtiva entre o Rio de Janeiro e a Bélgica. Este encontro simboliza muito mais do que um memorando de entendimento. Ele fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação - afirmou o vice-governador Thiago Pampolha.
Missão belga deixa legado ao Rio
As parcerias de representantes da Bélgica foram assinadas com empresas e entidades estabelecidas no estado, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Redes da Maré, Prumo, Supermercado Zona Sul, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional do Câncer (INCA), Heliotech, Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), Santuário Cristo Redentor, Porto do Açu e Jardim Botânico.
Cerca de 100 representantes do governo belga, líderes empresariais e instituições econômicas da Bélgica participaram. Também estiveram presentes representantes diplomáticos do Brasil e do país europeu. Para a princesa Astrid, o momento foi uma oportunidade ímpar para promover o desenvolvimento dos negócios entre a Bélgica e o Rio de Janeiro.
- Estamos ansiosos para aprender e descobrir as prioridades econômicas do Governo do Rio e que tipo de parcerias está buscando. Penso que podemos trabalhar juntos na área química, atividades portuárias e estamos assinando 40 contratos na área acadêmica essa semana - citou a princesa Astrid.
Visita a Casa G20
Ainda pela manhã, a princesa Astrid visitou a Casa G20, localizada em Ipanema, na Casa de Cultura Laura Alvim, junto a sua delegação e a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rosangela Gomes. Após o evento, a missão econômica da Bélgica visitou o Solar Meninos de Luz, uma organização civil e filantrópica que promove educação integral, cultura, esporte, profissionalização e cuidados básicos de saúde e assistência social às famílias com maior nível de desestruturação nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.