Atenção

Fechar

Pelas Empresas

Natal solidário: Coca-Cola e parceiros anunciam mais um ano de matchfunding em prol do combate à fome

A ação faz parte da campanha de Natal da marca "Desperte o Papai Noel que há em você", que inclui as tradicionais caravanas, além de ações adicionais voltadas para comunidades do Sertão Nordestino e do Rio Grande do Sul

Brasil, 29 de novembro – A magia do Natal já chegou ao Sistema Coca-Cola Brasil e, com ele, a tradicional campanha Natal Solidário, que busca arrecadar doações para famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país. A Coca-Cola se une novamente ao iFood, empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online, em formato de matchfunding, em que os consumidores poderão fazer doações diretamente pela plataforma, que serão duplicadas pela Coca-Cola até o valor de R$1 milhão. Desta vez, a campanha vai até 1º de janeiro e os recursos serão destinados a duas instituições: as ONGs Amigos do Bem, que atua no Sertão Nordestino com foco no empoderamento socioeconômico, e Ação da Cidadania, que é a maior ONG de combate à fome no Brasil. A expectativa é que na campanha deste ano sejam impactadas aproximadamente 90 mil pessoas com as doações.

"Trabalhamos para apoiar comunidades durante todo o ano, nas áreas de acesso a água, em economia circular e em empoderamento econômico. Mas, especialmente nesta época, em que estamos ainda mais conectados pela solidariedade e espírito natalino, a Coca-Cola expande seu poder convocatório como marca para chamar parceiros e consumidores a uma missão de muito valor: transformar o Natal de milhares de famílias. Com este apoio coletivo, será possível levar cestas básicas, água, sucos e alimentos essenciais para quem mais precisa, além de contribuir para o fortalecimento do trabalho das ONGs que atuam no empoderamento e assistência social", explica Katielle Haffner, Diretora de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

"Em 2020 criamos a área de doações no app do iFood, colocando o nosso principal ativo à serviço da sociedade. Nesses quatro anos, criamos um grande movimento de impacto socioambiental positivo, que inclui a parceria com ONGs reconhecidas no Brasil e fora dele, além de servirmos de elo entre essas organizações e as centenas de marcas parceiras que fazem parte do nosso ecossistema. Neste Natal, somar forças com os Amigos do Bem, a Ação da Cidadania e a Coca-Cola é a oportunidade de tornarmos o nosso impacto exponencial e fazermos a diferença na vida das pessoas que mais precisam", afirma Renata Torres, diretora de Frotas Elétricas e Soluções de Impacto no iFood.

A Campanha acontece em duas fases: de 28 de novembro a 15 de dezembro, todas as doações feitas pelos consumidores no iFood serão destinadas a Amigos do Bem, ONG que atua no empoderamento econômico e educacional de comunidades que vivem em regiões de miséria e vulnerabilidade no nordeste do Brasil. A Coca-Cola realizará um matchfunding de até R$ 300 mil, ou seja, a cada real doado pelos consumidores no iFood, podendo chegar ao teto de R$ 150 mil, a duplicação do montante será feita pela marca. As doações vão beneficiar diretamente as populações de municípios em Pernambuco, Ceará e Alagoas, incluindo localidades, como: Inajá, Buíque, Arcoverde, Manari e Ibimirim (PE), Mauriti e Brejo Santo (CE), São José da Tapera, Batalha e Arapiraca (AL). O centro de distribuição principal está localizado em Buíque, no Vale do Catimbau (PE).

Na segunda fase, que vai de 16 de dezembro a 1º de janeiro de 2025, as doações feitas pelos consumidores irão para a ONG Ação da Cidadania, por meio do projeto Natal Sem Fome, criado por Herbert de Souza, o Betinho, que há mais de 30 anos distribui alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo país.?Durante o período, a Coca-Cola irá duplicar as contribuições com um matchfunding de até R$ 700 mil – mesma lógica da 1ª fase de doação, de acordo com o montante doados pelos consumidores, a marca garante o mesmo valor podendo chegar ao teto final de R$ 700 mil.

"Quando iniciamos nosso projeto no Natal de 1993, não imaginávamos até onde chegaríamos. Hoje atendemos, regularmente, mais de 150 mil pessoas no sertão e contamos com grandes parceiros que nos ajudam e fazem a diferença nesta caminhada do bem. Agradeço à Coca-Cola e ao iFood por apoiarem os Amigos do Bem nesta ação especial de arrecadação de Natal", comenta Alcione Albanesi, fundadora e presidente da ONG Amigos do Bem.

"A campanha desse ano é pelas famílias que nesse Natal precisam de felicidade em forma de alimento, incluindo milhões de crianças que não têm o que comer e, ao invés de brinquedos, pedem comida em suas cartinhas para o Papai Noel. Ficamos felizes em poder contar, mais uma vez, com a parceria da Coca-Cola e do iFood, que há anos nos apoiam com doações que transformam a vida de quem tem fome e tem pressa. Se o sonho dessas crianças é ter um Natal sem Fome, juntos vamos atender a esse pedido", explica Rodrigo "Kiko" Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.

Além do matchfunding e do apoio financeiro, o Sistema Coca-Cola Brasil também fará a doação de produtos, como água e suco, para famílias em situação de vulnerabilidade. Os anúncios foram feitos durante um jantar em Porto Alegre (RS), na noite desta quinta-feira (28), e amplificam as ações de apoio já realizadas pela Coca-Cola Brasil ao longo do ano na região. Foram investidos mais de R$2 milhões em ações em prol da recuperação do Rio Grande do Sul, disponibilizados com apoio de parceiros para compra de itens essenciais, como água, comida, kits de higiene, colchões e eletrodomésticos, além da doação de mais de um milhão de litros de água potável, resultado de uma parceria entre Coca-Cola e outras empresas.

Campanha de Natal: Desperta o Papai Noel que existe em ti

O matchfunding faz parte das ações da campanha nacional de Natal da Coca-Cola, "Desperte o Papai Noel que há em você", que promove mensagens de bondade e solidariedade em todo país. Mas, especialmente para o Rio Grande do Sul, a marca dá um passo além, com a criação de uma campanha regional que faz uma adaptação ao título para: "Desperte o Papai Noel que existe em ti", acrescentando um toque de "gauchês" para celebrar e conectar com a identidade e tradição gaúcha. Inspirada na força e resiliência da população do Rio Grande do Sul, a iniciativa foi pensada exclusivamente para a região, que enfrentou trágicas chuvas em maio deste ano. Além disso, a Caravana de Natal da Coca-Cola traz ao estado um caminhão extra no comboio com a mensagem Unidos Pelo Rio Grande do Sul, e realiza a doação de 900 cestas básicas para instituições de diversas cidades, além de visitar clientes da Coca-Cola FEMSA Brasil.

A campanha regional, "Desperta o Papai Noel que existe em ti", inclui ações exclusivas para a região, entre elas está a iniciativa "Tintas Mágicas". Lançada pela Coca-Cola, em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil, tem como objetivo apoiar pequenos negócios afetados pelas tragédias na região. A ação vai pintar e revitalizar mais de 10 pontos de venda que ainda têm em suas paredes as marcas da enchente. O Mercado Alberti, localizado na Vila Cohab, em Sarandí (RS), foi o escolhido para dar início ao projeto, recebendo ações como pintura e recuperação da fachada. A iniciativa acontecerá ao longo do mês de dezembro e, além de contar com profissionais especializados que vão liderar o mutirão, vai convidar a comunidade para se engajar como voluntária. "Tintas Mágicas" coroa os vários meses de suporte do Sistema Coca-Cola Brasil para retomada de operação e venda dos pequenos varejistas da região, que envolveu desde a extensão de prazos de pagamento, troca de geladeiras, reposição gratuita de produtos, melhorias de fachadas e fornecimento de materiais de ponto de venda para mais de 10 mil pequenos negócios.

A campanha regional também convidará o povo gaúcho a despertar o Papai Noel que existe em cada um. Por meio da #OPapaiNoelEmTi, influenciadores convocarão suas audiências a compartilhar histórias de bondade e solidariedade feitos ao longo de 2024 e levarem suas experiências a inspirarem outras pessoas.

"As ações já realizadas somadas aos novos projetos, refletem o verdadeiro espírito das festividades e celebram a solidariedade e a conexão humana sentimentos exaltados e espalhados pela campanha de Natal da Coca-Cola. Reconhecer os 'Papai Noéis' da vida real e unir histórias de superação à inovação é um dos principais pilares desta campanha. Além de criar momentos únicos, reafirmamos nossa parceria de longa data com o Rio Grande do Sul, um estado que nos inspira com sua resiliência e orgulho. Após tudo o que enfrentaram, queremos não apenas retribuir com iniciativas como as doações e revitalizações, mas também homenagear a força e a capacidade do povo gaúcho de transformar desafios em esperança, promovendo gestos que trazem renovação e união", diz Ted Ketterer, Head de Marketing da Coca-Cola Brasil.

Mais sobre a Campanha de Coca-Cola para o Natal 2024

As tradicionais Caravanas de fim de ano da Coca-Cola já estão percorrendo diversas cidades brasileiras, levando os símbolos do Natal e incentivando atos de bondade através da campanha "Desperte o Papai Noel que há em você". A rota e os horários podem ser acompanhados pelo link (https://natal.coca-cola.com.br/), atualizado conforme a confirmação das ações em cada região.

SOBRE O SISTEMA COCA-COLA BRASIL

O Sistema Coca-Cola Brasil opera em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 100 produtos e 22 marcas, incluindo sabores regulares e versões sem açúcar ou com baixo teor calórico. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, além da marca Leão Alimentos e Bebidas. O Sistema emprega diretamente mais de 57 mil funcionários.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.