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Conheça a peixete coleção de bolsa inspirada em peixes da Amazônia

Luciana Bezerra, Especial de Manaus para a Plurale

Fotos: Divulgação Arte Nativa da Amazônia

No coração verde da Amazônia, onde a vida se entrelaça em uma dança exuberante, entre a melodia dos rios e a sinfonia da floresta, unida a um espetáculo de cores que embalam o cotidiano e cultura local, um casal de artesãos amazonenses decidiu inovar e criar uma coleção de bolsas inspirada em peixes típicos da região. A iniciativa ousada é fruto da parceria entre Luzimeire Cavalcante e o designer Francisco Oliveira, que juntos dão vida à "Arte Nativa da Amazônia", marca que celebra a identidade amazônica através de peças únicas e artesanais.

A coleção "Peixes da Amazônia" homenageia a fauna aquática local, reproduzindo em detalhes espécies como: jaraqui, pacu, piranha, tambaqui, pirarucu e curimatã, entre outros. A ideia, segundo Luzimeire, que falou com a Plurale, nesta terça-feira (28/01), surgiu da necessidade de criar um produto que representasse os costumes e o comportamento do povo amazônico.

"Eu trabalhava com sacolas temáticas, quando o Francisco teve a ideia de criar bolsas em formato de peixe amazônicos. Ele desenhou a arte e pediu para eu costurar. A peça em si era uma carteira e a primeira tentativa não ficou tão perfeita. Mas minha mãe, que também é costureira, ajudou. A partir daí o acessório virou um ícone da moda manauara", conta Luzimeire, referindo-se ao protótipo da agora famosa "peixete", bolsa em formato de peixe.

Inicialmente, o produto era apenas uma peça complementar na linha de acessórios da marca, mas o impacto foi imediato. Clientes de Manaus se encantaram com a proposta e batizaram o acessório de "peixete", uma mistura de pochete com peixe. "O nome foi sugerido por um cliente. Adotamos a ideia e o público adorou. Hoje, é um dos itens mais vendidos da nossa marca", revela a empreendedora.

A aceitação calorosa reforça como a moda pode ser uma ferramenta poderosa de resgate e valorização da cultura regional de uma comunidade.

Viralizou na rede

O sucesso da 'peixete' transcendeu as fronteiras do Amazonas, ganhando notoriedade nacional e internacional, após o ator e diretor Silvério Pereira, exibir a peça durante viagem à Nova York, em 2024 e compartilhar a experiência nas redes sociais, impulsionando assim, a popularidade do acessório. "O Silvério comprou a peça, quando visitou Manaus, ano passado. Depois de postar a foto nas redes, recebemos pedidos de todo o Brasil. Manaus é nosso maior mercado, mas consumidores do Rio de Janeiro e São Paulo estão cada vez mais interessados no produto. Principalmente, neste período que antecede o carnaval", destaca Luzimeire.

A repaginação da pochete, antes vista como um item ultrapassado da moda dos anos 90, mostra que o design criativo e a conexão com a cultura podem transformar percepções. A "peixete" é prática, estilosa e versátil, características que explicam seu apelo junto a diferentes públicos.

Sobre a marca

A marca manauara "Arte Nativa da Amazônia" transforma o potencial da região em peças de moda únicas e cheias de significado. Ao celebrar a cultura e os saberes locais, a marca demonstra como é possível inovar e empreender de forma responsável, gerando produtos que vão além da estética, conectando as pessoas com suas raízes e promovendo o orgulho pela identidade amazônica.

Além das 'peixetes', a marca confecciona também sacolas, chaveiros, almofadas, jogos de mesa, entre outros itens, todos voltados à cultura local.







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