Apresentação na inauguração da iluminação do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém (SP) Foto: Divulgação Instituto Neoenergia Agência EDN – Pedro Paquino
Rio de Janeiro, 10 de março de 2025 – O Instituto Neoenergia divulga o balanço de 2024 evidenciando seu compromisso com o desenvolvimento social, cultural e ambiental nas comunidades onde atua. A instituição investiu um total de R$ 24 milhões, um aumento de 25% em relação ao ano passado, quando foram investidos R$ 18,8 milhões. O valor foi distribuído em 69 programas e projetos de impacto que beneficiaram 650 mil pessoas em oito estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio da valorização da diversidade cultural, da resiliência climática e da valorização do patrimônio histórico.
Apoio ao interior brasileiro
"Historicamente, há uma concentração de recursos nas capitais e grandes centros - seja por uma questão de visibilidade ou de oferta de políticas públicas. Acreditamos que a interiorização das iniciativas é importante para contribuir com o desenvolvimento social de territórios que normalmente não são contemplados por essa estrutura, de maneira a descentralizar os investimentos sociais e apoiar projetos que transformam a qualidade de vida de pessoas nos interiores do nosso país", explica Renata Chagas, Diretora presidente do Instituto Neoenergia. A executiva acrescenta que dos 106 municípios beneficiados, em 2024, 94% não são capitais.
Plataforma de investimento social privado da Neoenergia, o Instituto apoiou 424 mil ações a partir de sete leis de incentivos federais e estaduais nos estados da Bahia, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Em todas essas localidades, foram desenvolvidos programas e projetos nas áreas de arte e cultura, ação social, biodiversidade e mudanças climáticas, formação e pesquisa e colaboração institucional. Para 2025, a expectativa do Instituto é ampliar sua atuação para 16 leis de incentivo e aumentar o valor investido a partir de projetos voltados para saúde e assistência de pessoas idosas.
Entre as iniciativas apoiadas destaca-se o I Festival de Violeiros e Repentistas da Zona Rural, no município de Currais Novos (RN). A organização foi contemplada pelo Programa de Editais Transformando Energia em Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, com apoio da Neoenergia Cosern, distribuidora do grupo no Rio Grande do Norte.
"Com o apoio financeiro ofertado tivemos a oportunidade de fortalecer as comunidades rurais mostrando o que a região tem de melhor através do seu potencial artístico e seus costumes. Além disso, foi possível propagar atividades socioculturais relacionadas ao desenvolvimento da cultura popular local e regional", afirma de Jose? Alves Pontes, Presidente da Associação dos Produtores Rurais de São Sebastião.
Sobre o Instituto Neoenergia: Integra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação - Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional - contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2024, beneficiou diretamente mais de 650 mil pessoas. Saiba mais: https://www.neoenergia.com/instituto-neoenergia
Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,6 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 3,9 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3,3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.