Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Neoenergia inaugura novo Centro de Monitoramento de Ativos da Transmissão em Campinas

Novo espaço permite agregar tecnologia e inovação no gerenciamento dos ativos da transmissão

Campinas, 13 de março de 2025 – A Neoenergia dá mais um passo rumo ao futuro no gerenciamento de ativos ao inaugurar, em Campinas (SP), o Centro de Monitoramento de Ativos da Transmissão (CMAT). O novo espaço consolida a estratégia da companhia de utilizar tecnologia e inovação para garantir eficiência operacional, confiabilidade e segurança no sistema de transmissão de energia.

O CMAT foi projetado para monitorar as condições dos ativos críticos da transmissão. A iniciativa permite antecipar possíveis falhas, otimizar intervenções nos ativos e aumentar a disponibilidade das linhas e subestações de transmissão, contribuindo para a continuidade e qualidade do fornecimento de energia para milhões de brasileiros.

O CMAT é um exemplo de como a companhia olha para o futuro, investindo em tecnologia e em inovação. Conta com este tipo de ferramenta é garantir mais eficiência e robutez para os ativos de transmissão” destaca Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia. O executivo participou da cerimônia que marcou a inauguração da unidade esta semana.

Com uma atuação em mais de 6 mil quilômetros de linhas de transmissão em 13 estados, a Neoenergia tem investido fortemente em soluções de digitalização e automação. O CMAT se integra a essa estratégia, proporcionando decisões mais ágeis e assertivas com base em informações em tempo real, alinhadas às melhores práticas globais de gestão de ativos.

O Centro de Monitoramento de Ativos da Transmissão representa um salto tecnológico para a Neoenergia e para o setor elétrico. Por meio de inteligência de dados e sensoriamento, é possível prever eventuais falhas, agir de forma preventiva e manter a confiabilidade dos ativos estratégicos.

Estamos cada vez mais preparados para enfrentar os desafios da transição energética, oferecendo um sistema mais inteligente, resiliente e sustentável. O CMAT reflete o compromisso da Neoenergia com a inovação, a eficiência e a segurança operacional”, acrescenta Fabiano Uchoas, Diretor de Operação e Projetos.

Além de garantir a integridade dos ativos e a confiabilidade do sistema elétrico, o CMAT contribui para os objetivos de sustentabilidade e governança ambiental da companhia, ao prolongar a vida útil dos equipamentos e otimizar o uso de recursos. A Neoenergia segue firme em sua jornada de liderança na modernização do setor elétrico brasileiro, com foco em tecnologia, sustentabilidade e eficiência para gerar valor para clientes, parceiros e sociedade.

Entenda a diferença entre o COT e o CMAT

O COT (Centro de Operação da Transmissão) é responsável pela operação em tempo real do sistema elétrico. Ele garante a continuidade do fornecimento de energia (gerenciamento de manobras, contingências e liberações para manutenção), ou seja, seu foco é manter a rede energizada, seguindo as normas/procedimentos do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), controlando os fluxos, tensões e estabilidade do sistema.

Já o CMAT é responsável pela integridade e saúde dos ativos da transmissão. O foco dele é monitorar equipamentos, como Compensadores Síncronos, SVCs, transformadores e reatores, através de sensoriamento e inteligência de dados. Seu objetivo é prever falhas, realizar análises preditivas e recomendar manutenção preventiva para evitar problemas operacionais.

Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,6 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 3,9 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3,3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.