Atenção

Fechar

Social

Projeto Grupo Urbam no Rio: reforma de moradias em comunidades com descartes de obras

Projeto do Grupo Urbam e da associação Obra Nossa coleta materiais de descarte de obras, mobiliário e itens de casa para realizar reformas em moradias localizadas nas comunidades do Rio

Mais uma família fluminense recebeu as chaves de sua casa totalmente reformada sem custo com as doações recebidas através do projeto Caçamba Solidária, que conta com a realização do Grupo Urbam. A vendedora Patrícia Santos da Silva, de 42 anos, soube do projeto por uma reportagem na TV e se inscreveu para ter a casa onde mora com três filhos, em estado precário, reformada.

Foto de Divulgação.

A casa de quatro cômodos apresentava infiltrações, com quarto e cozinha no mesmo ambiente, não tinha sala e o pior: alagava quando chovia por conta do telhado comprometido pelo cupim. Depois da visita presencial da equipe do projeto, representada por arquitetos do Obra Nossa e profissionais do Grupo Urbam, a casa foi selecionada. Na época, a filha mais nova tinha apenas um ano.

A reforma possibilitou uma vida nova à Patrícia e seus filhos, sem o medo de que a qualquer chuva forte uma tragédia acontecesse. O tamanho da residência aumentou de 24 m² para 37 m². A equipe de obra realizou serviços como a troca de caibros e telhas, de toda fiação elétrica, instalou novos pisos, nova rede de esgoto e caixa de gordura, troca de caixa d´água, pintura, novo design aumentando para 2 quartos, cozinha, sala e banheiro. E ainda móveis como sofá, armários de cozinha, triliche, cama, geladeira, fogão, televisão e banquetas.

A reforma também recebeu o trabalho voluntário da artista Samantha Nascimento que transformou uma parede em arte, trazendo cor e significado para um novo começo de vida da família. Além disso, colaboradores do Grupo Urbam foram voluntários e contribuíram nos ajustes finais para entrega da casa.

Desde 2022, o Grupo Urbam realiza o Caçamba Solidária, que já entregou seis residências reformadas a moradores de Santa Cruz, Morro da Providência, Favela do Aço, Duque de Caxias, Maré e Saracuruna. A próxima beneficiada será uma moradora de Caxias. A meta para 2025 é entregar uma casa por mês. Para isso se tornar realidade, o projeto precisa de doações tanto com mobiliários e itens para casa em geral, como apoio financeiro.

SOBRE O CAÇAMBA SOLIDÁRIA e o GRUPO URBAM

A iniciativa – lançada pelo coletivo Obra Nossa, que reúne arquitetos, designers, fornecedores e clientes, em 2020 – visa direcionar itens excedentes de obras e materiais de descarte que tenham valor comercial e possam ser realocados em instituições e moradias em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro e regiões metropolitana e serrana. São realizadas reformas e ações transformadoras nas comunidades. O Grupo Urbam é responsável por toda a logística de coleta e armazenamento dos itens doados, além de também contribuir para a contratação de mão de obra parceira para a execução das obras de melhoria.

Através da captação de recursos, busca promover emprego e renda para a população mais vulnerável. Os itens recebidos vão para venda no bazar do Grupo Urbam ou são reaproveitados em novas obras em moradias ou instituições em situação de vulnerabilidade social no RJ.

O valor arrecadado é revertido para custear melhorias efetivas nas moradias e instituições cadastradas, além de viabilizar os custos de operação da Caçamba Solidária.

Famílias em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever através de um formulário que consta na bio do Instagram, tanto do Urbam, quanto da Caçamba Solidária. Para ser escolhida a família precisa estar dentro de algumas regras: casa própria, todos os filhos matriculados na escola e renda mensal de até R$ 1.200 (mil e duzentos reais).

“O objetivo do Caçamba Solidária é fomentar a solidariedade, o consumo consciente, a economia circular e a inclusão social. Com as ações de reformas e melhorias, conseguimos, de alguma forma, dar dignidade às famílias beneficiadas e contribuir para que tenham maior qualidade de vida e bem-estar em seus lares”, diz Guilherme Almeida, CEO do Grupo Urbam.

Empresas ou pessoas físicas interessadas em apoiar, doar ou ser um voluntário do projeto podem entrar em contato a partir do site do Urbam (https://www.grupourbam.com.br/cacamba) e do Instagram da Caçamba Solidária (https://www.instagram.com/cacambasolidaria/).


**Maior empresa de coleta seletiva e gestão de resíduos do Rio de Janeiro e Grande Rio, o Grupo Urbam é referência em soluções tecnológicas para a destinação adequada de resíduos. A empresa oferece suporte a pequenos e grandes empreendedores, otimizando a logística e o acompanhamento do serviço em todas as suas etapas — coleta, transporte, tratamento e descarte. Além disso, aprimora a relação entre os segmentos B2B e B2C ao proporcionar mais praticidade aos colaboradores externos por meio do aplicativo Urbam, que digitaliza e simplifica a operação.

Atualmente, o Urbam coleta aproximadamente 17 mil toneladas de resíduos por mês — totalizando cerca de um milhão de toneladas ao ano — e registra um faturamento estimado em R$ 150 milhões. Para os próximos meses, a empresa planeja expandir suas operações para a Região dos Lagos e desenvolver um projeto inovador de produção de contêineres, caçambas e caixas estacionárias.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.