São Paulo, 14 de abril de 2025 – Em celebração ao Dia Mundial do Café, em 14 de abril, a Accor reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento das comunidades locais por meio de iniciativas que unem tradição, inovação e impacto positivo. Reconhecendo o café como uma das commodities com maior impacto ambiental – ao lado da carne e do cacau.
Com base em sua Política Global da Boa Alimentação, a Accor estabeleceu 7 compromissos a serem alcançados até 2030. Um dos focos é garantir que todo o café, chá e chocolate utilizados nos restaurantes dos hotéis tenham origem responsável, com certificações como Rainforest Alliance, FairTrade, orgânica ou produzido por meio de práticas agroecológicas reconhecidas. Onde o mercado ainda está em desenvolvimento, o Grupo possui iniciativas que fomentam produtores locais para acelerar a transição sustentável.
Como parte de sua estratégia de sustentabilidade nas Américas, a Accor lançou o Run Coffee Challenge, iniciativa que estimula projetos com foco na preservação de práticas agrícolas tradicionais, consumo consciente e inovação na experiência do cliente. A ação mobilizou dezenas de hotéis, reconhecendo aqueles com maior impacto positivo e conexão cultural. Entre os vencedores, no Brasil, o ibis Maringá se destacou com o projeto “Do Grão à Xícara”, que combina educação sensorial, valorização de produtores locais e cafés em “drip bags”, reduzindo o desperdício. O Grand Mercure Brasília Eixo criou a “Rota do Café”, roteiro gastronômico centrado na versatilidade do café ao longo da jornada do hóspede. Já na Colômbia, o Mercure Santa Marta Emile firmou parceria com o coletivo indígena Amorigen, integrando cafés orgânicos e técnicas ancestrais à gastronomia do hotel — iniciativa alinhada aos programas Nature Food e Discover Local, que promovem cadeias produtivas de baixo impacto e produtos do entorno.
Resguardo Tugueka en la Sierra Nevada de Santa Marta, na Colômbia
“Mais do que celebrar o café, nosso objetivo é transformar sua cadeia de valor em um vetor de impacto ambiental positivo, inclusão social e valorização das culturas locais. A partir desses projetos, reforçamos o papel do turismo como catalisador de desenvolvimento responsável nas comunidades onde atuamos”, pontua Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.
A partir dessas iniciativas, a rede reforça seu papel como agente de transformação nas comunidades onde atua, promovendo uma hospitalidade que respeita o meio ambiente, valoriza as pessoas e constrói legado positivo em cada destino.