Com as atenções voltadas para a Amazônia em razão da realização da COP30, em novembro, a Fundação Heinrich Böll lança o Atlas da Amazônia Brasileira, uma publicação inédita escrita por autores amazônidas e composta por 32 artigos que abordam as questões mais urgentes do território.
O lançamento será realizado no dia 23 de abril, às 18h, na Casa Balaio, em Belém, e marcará a abertura oficial do espaço. A programação inclui duas mesas de debate com autores, membros do Conselho Editorial e facilitadores, abordando temas como o protagonismo amazônida na crise climática e os saberes territoriais como forma de ação e resistência.
Estarão presentes jornalistas independentes, acadêmicos, ativistas, comunicadores amazônidas, gestores públicos e parlamentares. Entre os autores confirmados, estão Raquel Tupinambá, Pedro Martins, Aiala Colares, José Heder Benatti e Marcela Vecchione.
O evento também celebra a inauguração da Casa Balaio, espaço idealizado pelas agências Alter Conteúdo Relevante e Jambo Soluções em Comunicação. Localizada no coração da capital paraense — entre o Theatro da Paz e a Basílica de Nazaré —, a casa foi concebida para ser um ponto de encontro estratégico para experiências, debates e articulações em torno da agenda sustentável.
Com dois pavimentos, salões, salas de reunião e áreas externas, a Casa Balaio está preparada para receber desde workshops e eventos corporativos até ativações culturais e ambientais. Além de oferecer o espaço físico, a iniciativa também desenvolve projetos e serviços personalizados para marcas e organizações interessadas em dialogar com o território amazônico.
"Belém é a porta de entrada da Amazônia, e poder inaugurar a Balaio no ano em que a cidade receberá a COP30 é tirar um sonho do papel. Esse projeto foi idealizado para ser palco de ideias e debates sobre a agenda sustentável, visando impactar realidades e antecipar as discussões que acontecerão na cidade, em novembro", afirma Kelly Lima, sócia-fundadora da Alter Conteúdo Relevante.
"Estamos radiantes com a inauguração da Casa Balaio. Esperamos receber encontros de alto nível para ampliar o debate sobre justiça climática e territorial, conectar temas globais e comunidades locais, transformar narrativas em ações efetivas e deixar um legado para a nossa região", destaca Rita Soares, paraense e sócia-fundadora da Jambo Soluções em Comunicação.