Mais de 12 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, em seis estados e no Distrito Federal, são beneficiadas pela Operação Quilo
Rio de Janeiro, 26 de maio de 2025 – Como exemplo de engajamento e mobilização no combate à fome nas regiões onde atua, a Neoenergia distribuiu neste mês cerca de 44 toneladas de alimentos não perecíveis para 132 instituições filantrópicas.
A arrecadação foi realizada por meio da Operação Quilo, iniciativa do Programa de Voluntariado da companhia, que envolveu colaboradores da sede do grupo, no Rio de Janeiro, e das cinco distribuidoras: Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco.
"A Neoenergia está presente em diversas regiões brasileiras, cada uma com suas características, cultura e necessidades próprias. Nossos colaboradores voluntários que participam das ações trazem o protagonismo local em uma mobilização coletiva nacional. Isso é o que cria conexão interna e beneficia as comunidades próximas aos nossos negócios" comenta Clayton Urbano, Gerente do Departamento de Comunicação e Cultura, responsável pela coordenação do Programa de Voluntariado.
Fábio Folchetti, Diretor de Talentos e Cultura da Neoenergia, ressalta que "além do impacto social positivo, o Programa de Voluntariado também é uma ferramenta de desenvolvimento de habilidades dos profissionais. Mais do que promover o clima colaborativo e o trabalho em equipe, a iniciativa mobiliza toda a empresa de maneira transversal".
Eliana Santos é assistente de atendimento na Neoenergia Coelba e integrante do grupo de trabalho voluntário da empresa desde julho passado. Ela ajudou a coordenar a campanha na Bahia, que arrecadou cerca de 17 toneladas de alimentos. "Foi inspirador ver o engajamento e a generosidade dos colegas. Saber que nosso esforço fez uma diferença real na vida de muitas pessoas é algo que vou levar comigo para sempre. Sinto que cumpri meu papel e fico feliz com o impacto positivo que geramos", finalizou Eliana.
Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,5 milhões de clientes, o equivalente a cerca de 40 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 3,9 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3,3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta ações socioambientais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a Neoenergia patrocina o Comitê Olímpico do Brasil (COB), beneficiando principalmente aquelas que representam o Time Brasil. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.