Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Energia recuperada em ações contra furto é suficiente para abastecer 25 mil residências por um mês

  • Foram 142 operações entre janeiro e março em comparação às 113 do mesmo período de 2024
  • Comércio segue liderando em número de flagrantes; prisões também registram alta de 36%
  • Em abril, 41 operações resultaram em 11 prisões em flagrante e 30 inquéritos policiais

São Paulo, 4 de junho de 2025 - As ações de combate aos furtos de energia realizadas pela Enel Distribuição São Paulo, em parceria com as polícias, registraram crescimento no primeiro trimestre de 2025. Entre janeiro e março, foram realizadas 142 operações, que resultaram em 53 prisões. Os números representam aumentos de 26% nas ações e 36% nas detenções em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 113 operações e 39 prisões.

Essas ações de inspeção e segurança possibilitaram a recuperação de aproximadamente 5 GWh de energia no primeiro trimestre deste ano. Esse volume seria suficiente para abastecer 25 mil residências durante um mês, considerando um consumo médio de 200 kWh. Isso equivale a beneficiar cerca de 69 mil pessoas, com base na média de 2,79 habitantes por domicílio.

As operações ocorreram em áreas residenciais, comerciais e industriais da Região Metropolitana de São Paulo, onde a Enel atua em 24 municípios com cerca de 8,2 milhões de ligações. Assim como em 2024, a maioria das irregularidades foi encontrada em estabelecimentos comerciais, responsáveis por 77% dos flagrantes no início deste ano. Os demais casos ocorreram em instalações industriais (8%) e residenciais (15%).

Do total de detidos no trimestre, 96% eram clientes. A atuação das delegacias especializadas foi predominante, respondendo por 65% das ações, enquanto as delegacias de área representaram os outros 35%.

Com o aumento das ações conjuntas, a companhia reforça seu compromisso com a legalidade e com a qualidade do fornecimento de energia. "Furtar energia é crime e afeta toda a população. Por isso, a Enel mantém um plano de fiscalização e investe continuamente em tecnologia e inteligência para identificar e coibir irregularidades", afirma Anderson Moura, coordenador da área de Segurança da Enel.

Abril

Em abril, as ações de combate ao furto de energia avançaram. Foram realizadas 41 operações conjuntas pela área de Inspeção e Segurança da Enel São Paulo com suporte das forças policiais. Essas ações resultaram em 11 prisões em flagrante e na instauração de 30 inquéritos policiais, reforçando a continuidade do trabalho de combate a fraudes na área de concessão da distribuidora.

Balanço 2024

Em 2024, a Enel São Paulo realizou 424 operações contra furtos de energia nos 24 municípios em que atua, resultando em 363 prisões. Os números estão acima do balanço do ano anterior - em 2023, foram 310 operações e 219 detenções. A maioria das prisões do ano passado estava relacionada a fraudes em estabelecimentos comerciais (86%), seguida por instalações industriais (10%) e residenciais (4%).

Furto de energia é crime

Além de ser crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica.

Indivíduos que adotam esta prática, popularmente conhecida como "gato", além de cometer um crime, também estão colocando em risco a própria vida e a da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. O site da Enel tem uma área exclusiva para denúncias de fraude.

Como denunciar um gato de energia elétrica?

Para denunciar um possível furto de energia elétrica, você pode contatar-nos acessando o nosso formulário de denúncia pelo link .

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,9 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.