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Instituto PRIO é lançado no Rio de Janeiro

Maior empresa independente de óleo e gás do Brasil fez o anúncio ao comemorar 10 anos de atividade. São três eixos de ação - educação ambiental, biodiversidade e clima e economia do mar.

POR SÔNIA ARARIPE E FELIPE ARARIPE

EDITORA E REPÓRTER ESPECIAL DE PLURALE

FOTOS DE FELIPE ARARIPE/ PLURALE

DO RIO DE JANEIRO

Roberto Monteiro, CEO da PRIO e Nelson Queiroz Tanure, Chariman da PRIO. Foto de Felipe Araripe/ Plurale.

A PRIO, maior empresa independente de petróleo e gás do Brasil, especializada nos chamados campos maduros (que já foram operados anteriormente por outras empresas e passam a ser administrados por uma nova gestão), está completando 10 anos com uma novidade. Na presença do Chairman da empresa, Nelson Queiroz Tanure, do CEO, Roberto Monteiro, e de executivos foi lançado hoje o Instituto PRIO, com foco em projetos ambientais. Em evento realizado para jornalistas, na sede da companhia, em Botafogo (Zona Sul do Rio de Janeiro), foram apresentados detalhes do Instituto e também informações sobre a performance e a trajetória da companhia.

O Chairman Nelson Queiroz Tanure lembrou que, no começo, a empresa produzia 6 mil barris/dia; e hoje, 10 anos depois,.a empresa ultrapassa a marca de 110 mil barris de petróleo por dia. A previsão é que, em 2026, a empresa chegará a 200 mil barris/dia. "Nossa visão de custo sempre foi uma fortaleza. Sempre cuidamos para que fosse ao menor custo operacional. Não adiantaria fazer investimentos a qualquer custo", reforçou. E contou a trajetória, ao longo de 10 anos, da aquisição de campos maduros. Nova campanha publicitária e visual - bem-mumorada e com animação - marca alguns destes ativos da empresa que são batizados com nomes de animais e áreas marinhas - todos na Bacia de Campos (RJ): Campo de Polvo; Tubarão-Martelo, Albacora, Frade e Pelegrino.

A história da companhia começa no Campo de Polvo, na Bacia de Campos, e se estende para os campos de Tubarão Martelo, Frade e Albacora Leste. Em 2024, adquiriu 40% do campo de Peregrino e em maio de 2025 incorporou os 60% restantes à operação. Também neste ano iniciou as operações em Wahoo, primeiro projeto construído do zero pela PRIO.

O CEO, Roberto Monteiro, completou falando que, no começo, até ele tinha dúvida de de sonhos tão altos, mas com as realizações e conquistas de resultados, passou a ter certeeza que daria certo. E assim foram conquistando a confiança do mercado acionário e financeiro. "Até eu achava que eram sonhos muito altos. Mas com o tempo, fomos conseguindo realizar."

Roberto complementou : “a PRIO tem como premissa crescer com geração de valor. Não buscamos alcançar volumes de produção mais altos se isso não vier acompanhado de resultados financeiros consistentes. Todas as nossas decisões estratégicas têm como base a eficiência operacional. Atuamos exclusivamente offshore, na Bacia de Campos, com foco em campos próximos, o que garante sinergia e escala. Além disso, operamos diretamente nossos FPSOs, sem terceirização, o que nos permite manter custos operacionais baixos e maior controle sobre a performance dos ativos.”

Criação do Instituto PRIO - O lançamento do Instituto da empresa faz parte da intenção de manter investimentos já feitos anteriormente. A empresa injetou agora R$ 130 milhões, para ajudar os projetos socioambientais. Quando a companhia comprou o Campo de Frade da Chevron - após um acidente de vazamento de óleo, em 2011, assumiu também um Termo de Ajustamento de Conduta, um TAC. Muitos desses investimentos em projetos foram realizados na Ilha Grande, na Costa Verde, mas também em outros municípios, como Araruama e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense.

Como o TAC termina este ano, a PRIO resolveu dar continuidade, agora voluntariamente, com os investimentos socioambientais. Roberto explica a criação do Instituto: “A ideia do Instituto é centralizar todos esses esforços dentro de uma curadoria. Sempre pensamos muito em como a gente retorna para a sociedade, como a gente retorna pro meio-ambiente. Para a PRIO, não importa só produzir petróleo, tem que produzir petróleo e ser responsável. O Instituto vai ser uma forma de juntar todos esses esforços dentro de uma única entidade”.

Francisco Bulhões, Executivo de Relações Institucionais, e presidente do Comitê Consultivo do novo Instituto PRIO. Foto de Felipe Araripe/ Plurale.

Segundo Francisco Bulhões, Executivo de Relações Institucionais da PRIO e presidente do Comitê Consultivo do novo Instituto, serão três eixos de atuação: educação ambiental, biodiversidade; clima e economia do mar. "Vamos manter nossos apoios a iniciativas que já são realizadas", explicou. O gerente de Sustentabilidade da PRIO, Leandro Brandão, explicou que os editais devem sair no segundo semestre e que o desenho está acabando de ser construído. Reforçou ainda que a ideia é fazer sempre em sintonia com povos tradicionais da região - como pescadores, em ação para monitorar praias, e treinar todos em simulações de emergência. "No TAC Frade a gente fez de um limão uma limonada. Uma indústria de óleo e gás é uma indústria que tem impacto, como é que a gente lida com esse impacto, como que a gente conecta esse impacto para fazer com que as pessoas que tão na ponta, passando por isso, sofrendo muitas vezes, elas saem dali mais fortes, saem dali mais resilientes, saem dali melhores", completa Leandro.

Leandro Brandão, gerente de Sustentabilidade da PRIO, e vice-presidente do Comitê Consultivo do novo Instituto PRIO. Foto de Felipe Araripe/ Plurale.

Nova campanha publicitária - Olivia Richardson, Head de Marketing e Comunicação da PRIO, apresentou a nova campanha publicitária da empresa, com uma pegada de bom-humor e animação. Um polvo simula ocupar o lugar do CEO e apresenta a empresa. Ele também falou sobre a plataforma de patrocínios I PRIO é a expressão do nosso compromisso em ir além dos resultados operacionais. Investimos para criar oportunidades, inspirar pessoas e deixar um legado duradouro por onde passamos”, destaca Olivia Richardson, Head de Marketing e Comunicação da PRIO. Além de mostrar todas as ações que a PRIO apoiou durante estes 10 anos, Olivia mostrou a nova I CORRIDA PRIO, primeira vez que a PRIO faz uma prova proprietária da marca. A corrida ocorrerá no dia 13 de setembro, no Jockey Club do Rio de Janeiro, com maratonas de 5km, 10km e revezamento de 10km. Esta também será a primeira vez que o Jockey irá receber uma corrida com pessoas.

Olivia Richardson, Head de Marketing e Comunicação da PRIO. Foto de Felipe Araripe/ Plurale.







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