Atenção

Fechar

COP30 - Amazônia

Com nova iniciativa para defensores da Amazônia, Príncipe William reforça seu compromisso com os protetores da natureza

BRASIL, 4 de novembro de 2025 – Sua Alteza Real, o Príncipe William, anunciará hoje, 4 de novembro, uma nova parceria para os protetores da natureza em um discurso na quarta edição da Cúpula United for Wildlife, no Rio de Janeiro.

A nova iniciativa para povos indígenas e defensores ambientais indígenas no Brasil se baseará no sucesso do pacote de seguro para guardas florestais anunciado na África do Sul no ano passado, ampliando o compromisso do Príncipe com aqueles que arriscam suas vidas para proteger a natureza.

O Príncipe revelou um pacote revolucionário de apoio aos guardas florestais e protetores da natureza em toda a África na Cúpula United for Wildlife do ano passado, na Cidade do Cabo. O pacote financeiro de cinco anos foi criado para fornecer acesso a cobertura de seguro adequada e acessível para atendimento médico e evacuação médica a 10.000 guardas florestais.

Apenas um ano após o lançamento, o programa atingiu mais da metade dessa meta, apoiando mais de 6.000 guardas florestais em toda a África.

O compromisso do Príncipe com os protetores da natureza está sendo ampliado por meio de uma nova iniciativa para o Brasil, onde a Amazônia enfrenta crises interligadas de destruição ambiental acelerada e de escalada da violência contra as pessoas que trabalham para protegê-la.

Os crimes ambientais são avaliados em US$ 281 bilhões anualmente, e estima-se que 91% da perda florestal da Amazônia esteja ligada a atividades ilegais. Aqueles que buscam combater esses crimes o fazem correndo grande risco pessoal. Milhares de pessoas que defenderam a proteção ambiental na última década desapareceram ou perderam suas vidas, com as comunidades indígenas sendo alvo de forma desproporcional.

"Os povos indígenas e as comunidades locais são, há muito tempo, os protetores dos ecossistemas mais críticos do mundo. Mas hoje, suas vidas estão cada vez mais em risco e suas terras estão sob ameaças crescentes. Se queremos realmente enfrentar a crise climática e restaurar a natureza, devemos apoiar aqueles que a defendem. Com base no sucesso do nosso pacote de apoio aos guardas florestais, estamos ampliando essa iniciativa com uma nova parceria para proteger e ajudar os defensores da linha de frente do Brasil", afirma Sua Alteza Real, o Príncipe William, Príncipe de Gales.

Mais detalhes sobre a parceria serão revelados ainda hoje, durante um discurso do Príncipe na quarta Cúpula Global United for Wildlife, no Brasil. Mais de 400 parceiros de governos, do setor privado, de órgãos de aplicação da lei e de ONGs se reunirão para chamar a atenção global para o aumento dos crimes ambientais e homenagear os defensores da linha de frente, impulsionando o momento e as soluções para uma ação global coordenada.

Outros anúncios de alto impacto devem ser realizados durante a Cúpula por CEOs, órgãos de aplicação da lei, governos e instituições filantrópicas. Isso inclui a divulgação pela INTERPOL das últimas estatísticas da Operação Thunder deste ano, uma declaração conjunta de líderes empresariais de toda a região sobre crimes ambientais e compromissos governamentais sobre políticas e fiscalização.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.