Atenção

Fechar

COP30 - Amazônia

Accor e sua marca Novotel levam intervenção artística "A Onda" à Virada Sustentável Belém 2025, durante a COP30

Obra assinada pelo artista Eduardo Baum ficará exposta no complexo turístico Ver-o-Rio entre 10 e 21 de novembro

Artista Eduardo Baum na Onda de Lixo

A Accor, líder mundial em hospitalidade, reconhecida por seu compromisso com a hospitalidade responsável, apresenta, através de sua marca Novotel, a intervenção artística A Onda, criada por Eduardo Baum, como parte da programação da Virada Sustentável Belém 2025, durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima de 2025, a COP30. A obra consiste em uma onda de três metros de altura formada por materiais recicláveis coletados em ações de limpeza de praças e praias por colaboradores voluntários da Accor, que simboliza o impacto do consumo excessivo e do descarte inadequado de resíduos. A instalação convida o público a refletir sobre a preservação dos oceanos e a importância de hábitos conscientes, transformando resíduos em aprendizado e mobilização social.

A Virada Sustentável (VS), maior festival de sustentabilidade da América Latina, celebra 15 anos de existência, com a marca de 55 edições realizadas em diversas cidades do país, sempre promovendo conversas e experiências criativas e transformadoras para aproximar o público de temas como mudanças climáticas, consumo consciente e biodiversidade com uma mensagem (pro)positiva e transformadora acerca da sustentabilidade.

Executada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, a VS comemora também a construção de uma rede ativa de parceiros, entre sociedade civil, empresas e poder público, que contribuem com a propagação dessas mensagens, mobilizando territórios e a sociedade em prol de uma agenda cada vez mais consciente e conectada às diferentes realidades sociais.

A instalação estará exposta entre os dias 10 e 21 de novembro, no Complexo Turístico Ver-o-Rio, espaço cultural e de lazer às margens da Baía do Guajará, um dos principais pontos de visitação em Belém. O público poderá interagir com a obra e acessar informações sobre consumo consciente, reciclagem e redução do uso de plásticos, reforçando a mensagem ambiental. A ação também dialoga com a parceria global da Novotel com a World Wide Fund for Nature (WWF) para preservação dos oceanos, fortalecendo práticas sustentáveis e a proteção da vida marinha.

"A arte tem a capacidade de sensibilizar e conscientizar as pessoas de uma forma muito subjetiva e única, algo que dados e relatórios não conseguem alcançar. A Onda traduz visualmente o impacto do consumo e, ao mesmo tempo, desperta a esperança de que é possível transformar resíduos em ação coletiva, consciência e cultura", diz André Palhano, cofundador da Virada Sustentável.


"Quis usar o apelo visual do lixo para algo que provocasse reflexão. A obra A Onda nasce do contraste entre o que descartamos e o que ainda pode produzir beleza, aprendizado e consciência. É uma lembrança de que tudo o que jogamos fora, de algum modo, volta para nós", afirma o artista plástico Eduardo Baum.

A instalação reforça a parceria da Novotel com a WWF, que desde 2024 orienta os mais de 590 hotéis da marca em todo o mundo na adoção de práticas sustentáveis, como o consumo responsável de frutos do mar, com a exclusão de mais de 350 espécies ameaçadas de seus cardápios, até a redução da poluição por plásticos e microplásticos. A colaboração inclui programas de rastreio e proteção de tartarugas marinhas, apoio a projetos de conservação, educação ambiental de hóspedes e colaboradores, e o incentivo à transição alimentar com cardápios plant-based ou à base de vegetais. Com essas ações, a Novotel busca inspirar mudanças concretas de comportamento, estimulando escolhas conscientes e promovendo a preservação da vida marinha.

"Intervenções como A Onda têm o poder de alertar e educar o público sobre os impactos do nosso consumo no planeta. Realizá-la durante a COP30, o maior evento de sustentabilidade do mundo, em um dos pontos mais movimentados da cidade, é uma oportunidade de transformar a arte em um convite à reflexão e à ação concreta, mostrando que cada escolha faz diferença na preservação dos oceanos e na construção de um futuro mais sustentável", afirma Antonietta Varlese, Sênior Vice-Presidente de Comunicação, Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da Accor Américas.

A ação integra as demais iniciativas de sustentabilidade da Accor em Belém, que incluem o selo internacional Green Key, concedido a sete unidades da rede na cidade em reconhecimento às boas práticas ambientais. A companhia também promoveu um treinamento em parceria com o programa EscolhaVeg, da ONG Mercy for Animals, voltado à capacitação das equipes de cozinha dos hotéis locais em receitas plant-based ou à base de vegetais e técnicas de culinária de baixo impacto ambiental. Além disso, os restaurantes dos hotéis Accor em Belém passam a contar com o cálculo da pegada de carbono de cada prato, desenvolvido em parceria com a startup francesa Fullsoon, a fim de conscientizar os hóspedes sobre o impacto de suas escolhas alimentares e incentivar decisões mais sustentáveis.

As informações detalhadas da programação em Belém serão divulgadas pelo site da Virada Sustentável, assim como no perfil oficial no Instagram, @viradasustentavel.

SERVIÇO


A Onda, de Eduardo Baum

Período de visitação: de 10 a 21 de novembro de 2025

Local: Complexo Turístico "Ver-o-Rio", Belém (PA)







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.