
Foto de Maryanna Oliveira - Arquivo Câmara dos Deputados.
Morreu, na manhã deste sábado, 21, em Fortaleza (CE), o ex-deputado federal Ariosto Holanda. Ex-secretário estadual, o engenheiro civil sofria complicações de Pakinson. Tinha 87 anos.
Engenheiro civil, professor e gestor público, Ariosto construiu uma trajetória marcada por impacto direto no desenvolvimento tecnológico e industrial do Ceará e do País. Ao longo da carreira, exerceu seis mandatos na Câmara dos Deputados e foi secretário da Ciência e Tecnologia durante o governo de Tasso Jereissati, período em que ajudou a estruturar bases importantes para o setor no Estado.
Natural de Limoeiro do Norte, tornou-se uma das personalidades mais respeitadas da área, acumulando reconhecimentos como a Medalha Nacional do Mérito Científico (classe Comendador), a Ordem Nacional do Mérito Educativo e a Medalha do Conhecimento do Governo Federal.
Ele era formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também foi professor. Trabalhou na Companhia Energética do Ceará (Coelce) e Petrobras, e teve carreira marcada por diversos prêmios relacionados à Ciência e Tecnologia, bem como inovação. Ariosto deixa um extenso legado de contribuições para o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do Ceará.
Ariosto Holanda
POR FLAMÍNIO ARARIPE, JORNALISTA
Nobre senhor! Pessoa de bem a quem tive a honra de servir, por muitos anos de trabalho, com admiração e amizade. A quem jamais esquecerei.
Uma oração de Rudolf Steiner, evocação à grande jornada de Francisco Ariosto Holanda:
“Meu amor esteja entretecido de modo sagrado
aos invólucros que agora te circundam,
aliviando teu calor, aquecendo-te do frio.
Levado pelo amor, iluminado pela luz,
viva para cima na direção dos mundos espirituais”.
“A campos espirituais quero enviar o amor leal que encontramos,
A fim de unir nossas almas.
E quando dos campos luminosos do espírito
A mim te dirigires para perceberes aquilo que em mim procuras
Encontrarás amor nos meus pensamentos”.
Neste momento nós nos lembramos do amor que temos por Francisco Ariosto Holanda.
Nós estamos pensando em você e em nosso pensar você encontrará o amor
Que nos uniu e agora nos une novamente.
É nossa vontade que o amor que nos une, sempre o proteja do calor e do frio e de todo sofrimento que vem do passado.
Protegido pelo amor esperamos que você acolha a luz da sabedoria e se volte cada vez mais aos mundos espirituais.
Tua luz não se apagou.
Nossos olhos é que perderam a maneira de te enxergar.
Foste tu mesmo que partiste.
Não para longe mas para dentro.
Para o mais dentro de nós.
E é isso o que acontece com as pessoas que amamos.
Elas partem para dentro de nós enquanto vivermos também.










