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5 menos que são mais

Programa ensina empresário a reduzir custos, desperdícios e contribuir para a sustentabilidade. "5 Menos que são Mais", realizado pelo Sebrae/MG, ajuda empresários a reduzir as sobras de comida e adotar novos hábitos de sustentabilidade

Simone Guedes, de Belo Horizonte

Da Agência Sebrae de Notícias

Mais de 26 milhões de toneladas de alimentos são jogadas no lixo por ano no Brasil. Para evitar o desperdício, empresários de bares e restaurantes de São João del-Rei participam do programa 5 Menos que são Mais, realizado pelo Sebrae/MG, e já conseguem reduzir as sobras de comida.

O programa tem o objetivo de mostrar ao empresário que desperdiçando menos água, energia, matéria-prima e gerando menos lixo e poluição é possível ter mais lucro, competitividade, satisfação do consumidor, produtividade e qualidade ambiental.

Na primeira etapa do programa, o empresário conhece as vantagens para o bolso e para o meio ambiente ao evitar o desperdício. Um consultor do Sebrae/MG realiza visitas e faz medições periódicas da quantidade de comida que é jogada fora. As ações são implementadas pelo empresário com o apoio dos funcionários.

A metodologia criada pelo Sebrae/DF é piloto em Minas Gerais. Em São João del-Rei, dez empresários participam do programa. A empresária Olga Silva está satisfeita com os resultados. Em apenas cinco meses, ela conseguiu reduzir em 37% o desperdício de comida, ou seja, 210 quilos de alimentos deixaram de ir para o lixo. A redução representou uma economia de mais de R$ 3 mil mensais.

Como toda comida que é coloca no expositor não pode ser reaproveitada, de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, o restaurante teve que mudar alguns hábitos para reduzir o prejuízo. Uma das medidas foi a troca de recipientes maiores pelos menores após o período de maior fluxo de clientes. Outra alteração foi a reposição gradativa das comidas do expositor, respeitando sempre o horário de maior consumo. Diariamente a comida que sobra é pesada separadamente e o valor anotado numa planilha de controle.

Gastando menos e limpando mais

A redução do consumo de material de limpeza também é prioridade no programa 5 Menos que são Mais. Dona de um bufê em São João del-Rei, Ana Patrícia Assis Resgalla, sabia que gastava muito, mas não quanto desperdiçava. Ela tinha uma despesa de R$ 900 a R$ 1.000 por mês com produtos de limpeza. Conseguiu reduzir em 38% os custos e ainda aprendeu a higienização da maneira correta.


ENTREVISTA – Catharina Macêdo, consultora do Sebrae/DF

Sebrae/MG - Em que consiste o programa 5 Menos que são Mais?
Catharina Macêdo - Em 2006, o Sebrae/DF percebeu que não havia uma metodologia focada na redução do desperdício para pequenas empresas. Por isso, foi criada uma metodologia que agrega conceitos de ferramentas como o 5S - Método de Análise e Melhoria de Processos, alguns procedimentos da ISO e até mesmo normas utilizadas no Programa Alimentos Seguros (PAS).

Sebrae/MG - Quem pode participar?
Catharina Macêdo - Em Minas, por enquanto, está sendo aplicado em micro e pequenas empresas dos setores de bares, restaurantes e pousadas inseridos em projetos do Sebrae/MG. No próximo ano, o projeto será estendido para outras quatro cidades do Estado.

Sebrae/MG - O programa tem o objetivo de reduzir quais tipos de desperdícios ?
Catharina Macêdo - de água, energia, matéria-prima, além de reduzir o lixo e a poluição.

Sebrae/MG - Qual o maior problema encontrado nos empreedimentos participantes?
Catharina Macêdo - A falta de gestão. O empresário não tem controle do processo administrativo. Ele não tem controle de estoque, não sabe o que gasta e o que vende, nem mesmo se o negócio dá lucro ou não.

Sebrae/MG - O que vai depender para o sucesso do programa?
Catharina Macêdo - Principalmente a conscientização e a ajuda dos funcionários e o bom senso do empresário. Cada um fazendo a sua parte.

Algumas dicas para evitar o desperdício no negócio

- Uso de reguladores de pressão e vazão de água das torneiras.
- Melhor utilização da luz natural.
- Evitar lâmpadas acessas durante o dia.
- Manutenção preventiva em frezzers e geladeiras, limpando motores e fazendo a troca de borrachas de vedação.
- Fazer medições periódicas dos alimentos que estão sendo jogados fora.
- Redução do tamanho dos recipientes e reposição gradativa da comida após período de maior demanda.
- Diluição adequada de produtos de limpeza concentrados e utilização de borrifadores para aplicação







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